/  Pintura Externa   /  6 Melhores cores para a área externa da casa
melhores-cores-para-a-area-externa-da-casa-10

6 Melhores cores para a área externa da casa

Neste post, iremos abordar sobre a pintura de fachada e as melhores cores para a área externa da casa.

Já parou para pensar que a área externa da casa (fachada) representa o cartão de visitas para o interior do imóvel? Além disso, pode dizer muito sobre a personalidade do dono e seus gostos principais. 

Dentro disso, você sabe quais são os cuidados necessários, antes da pintura? O que considerar no momento de escolher a tinta? Ou ainda, existe a tinta ideal para a área externa da casa?

A pintura

A parte externa de uma casa – como a fachada e corredor – é exposta às variações de temperaturas. Além disso, existe ainda outro tipo de modificação que as paredes sofrem em consequência da chuva.

Sendo assim, é bem comum que as paredes externas, especialmente quando não se usa a tinta adequada, desbotem ligeiramente e percam a cor.

Dito isso, fica claro que a parte exterior deve ter um certo cuidado específico, não é mesmo?

E a forma de pintar as paredes externas da sua casa fará toda a diferença no efeito final e no decorrer do tempo.

Afinal, será importante proteger a parede do sol, umidade, formação de mofo etc.

Preparando o ambiente

É preciso preparar todo o ambiente externo da casa para receber a nova pintura e cores. 

Observe se na parede externa, há a presença de manchas, por exemplo. Se houver ainda algum tipo de ranhura, gretas e rachaduras, elas deverão desaparecer antes de você partir para a pintura.

Será preciso deixar a superfície totalmente uniforme. Em paredes muito sujas, vale a pena fazer uma limpeza, e lavar com a ajuda de escovas. Pode ser com escova de metal e sabão.

No caso de aplicar massa corrida, lembre-se que é preciso esperar o tempo correto de secagem e posteriormente, lixar a parede.

Mesmo quando não for preciso aplicar massa, é importante lixar a parede para tirar a tinta antiga e remover os possíveis descascados.

Depois de lixar, não deixe de limpar a parede com um pano úmido para retirar a poeira.

Escolhendo a tinta adequada

Existem muitas opções no mercado, das quais destacamos as seguintes:

  • Tinta acrílica: por ser impermeável, é uma ótima opção para a área externa. Possui três tipos de acabamentos:
  1. Acetinado (com um pouco de brilho, requintado e permite lavagem da parede);
  2. Semibrilho (pode ser lavado também, e dá um acabamento bem elegante às paredes);
  3. Fosco (disfarça possíveis imperfeições, mas não tem muita resistência à limpeza).
  • Tinta emborrachada: para muitos especialistas é a tinta ideal, pois previne mofo, não desbota, e é muito resistente às ações do tempo.

As cores nos transmitem diversas percepções e nos oferecem um verdadeiro oceano de opções e possibilidades. Sendo assim, confira a seguir, as melhores cores para a área externa da casa.

Laranja

Laranja é um tom quente e justamente por isso, promove a percepção de energia, calor, sendo frequentemente relacionado à comunicação, criatividade, agito, movimento. A cor laranja tem a capacidade de ajustar o emocional e o físico.

Violeta / roxo

Revelando um clima voltado à espiritualidade, com ares de plena sofisticação, violeta é uma cor versátil e que cai bem na área externa da casa.

Violeta confere luxo, quando se aplica um tom mais escuro. Para quem busca romantismo e delicadeza, é interessante utilizar tons mais suaves.

Cinza

Cinza é uma cor marcante e também uma opção segura de uma das boas cores para a área externa da casa. É possível criar várias nuances dessa cor para obter a sensação de profundidade. Além disso, traz versatilidade e elegância. 

Amarelo

Se você deseja mais energia e estímulo, adote tons suaves e ao mesmo tempo, capazes de promover destaque ao ambiente, trazendo a sensação de alegria e entusiasmo.

O amarelo forte e mais vivo, é ideal para conferir charme e destaque na fachada da casa. 

Preto e Branco

Essa é uma combinação clássica de design atemporal, elegante e simples. É capaz de criar um contraste sofisticado, e é ideal para uma casa de estilo moderno.

Preto dá um toque refinado e de amplitude. E branco cria um ar de paz, tranquilidade e leveza. 

Verde

Verde é uma cor associada aos elementos da natureza. Transmite ao ambiente tranquilidade e harmonia, representando a saúde e o equilíbrio. Uma opção de cor perfeita para a fachada da casa!

Agora que você tem diversas opções de cores para a área externa de sua casa, que tal colocar todo o conhecimento do post em prática? Aproveite e compartilhe com parentes e amigos especiais. 

Até a próxima!