/  Dicas   /  Mitos e verdades sobre pintura de parede
Dicas-para-renovar-paredes-descascadas-e-mofadas3

Mitos e verdades sobre pintura de parede


Acima de tudo, cá pra nós, a pintura de parede é um tema sempre interessante e que promove uma série de possiblidades, verdades, mas também muitos mitos.

De antemão, saiba que o texto de hoje aqui no blog mais colorido da internet vai tratar sobre os principais mitos e verdades quando o assunto é pintar as paredes.

Principalmente hoje em dia, onde é possível encontrar diversos tipos de informações online, se antigamente poderíamos nos deixar levar pelo senso comum de conversas com amigos e vizinhos, agora é comum nos equivocarmos até mesmo com vídeos no YouTube.

Afinal, há uma série de informações divulgadas nesses espaços como verdadeiras, quando no fundo, elas não revelam a verdade.

Além disso, no post de hoje traremos algumas dicas importantes para que a pintura de parede que você deseja executar, seja feita com o máximo de assertividade.

Em outras palavras, o artigo do blog hoje está imperdível e você confere o que é mito e verdade agora mesmo! Acompanhe!

Mitos e verdades sobre pintura de parede: “Você não deve pintar em baixas temperaturas” – MITO

Será que é mesmo verdade essa história de que não devemos pintar as paredes quando o tempo estiver com temperatura muito baixa?

Conforme todas as novas tecnologias aplicadas nas tintas que hoje encontramos no mercado, você pode na verdade pintar em qualquer temperatura.

Se trata de um MITO, portanto, que por sua vez tem na ideia de que quando a temperatura da superfície cai demasiadamente,  as tintas tradicionais começam a perder suas propriedades adesivas e capacidade de secagem.

Contudo, hoje temos tintas que podem ajudar a prevenir obstáculos de baixa temperatura e estender a pintura externa para os meses mais frios. São tintas que contam com proteção dos raios ultravioleta e da umidade da chuva, por exemplo.

Mitos e verdades sobre pintura de parede :“Para uma boa pintura, apenas contratando um profissional” – MITO

Constantemente repetido, esse é provavelmente o mito mais fácil de decifrar.

Afinal, cá pra nós, por mais que contratar o trabalho de um profissional seja muito mais cômodo, com um pouco de força de vontade e com a enriquecedora leitura dos artigos que você tem à disposição aqui no blog,  você pode pintar facilmente as paredes, mesmo sem ter nenhuma experiência.

“A parede lisinha dispensa o uso de primer” – MITO

Por vezes, nos enganamos pela aparência das coisas. Não se preocupe, isso é bem comum e você não está sozinha.

Se você também achou que pelo fato de a parede ser lisinha, você não precisa aplicar um primer, tudo bem. Todo mundo erra e todo mundo vai errar, já diz aquele pagode clássico dos anos 90.

No entanto, por mais lisa que a parede esteja, saiba que usar um primer vai além de simplesmente criar uma superfície lisa para pintar.

Antes de mais nada, um primer ajuda a tinta aderir à parede. Ou seja, ela dura mais tempo e o melhor de tudo: você usará menos camadas de tinta para obter um bom resultado na pintura das paredes.

Mitos e verdades sobre pintura de parede: “Tons claros de tinta iluminam mais o cômodo”- VERDADE

A princípio, é uma questão um tanto quanto polêmica a afirmação de que os tons claros iluminam mais o ambiente.

No entanto, é uma proposta válida, sobretudo de pensarmos também na luz que entra no ambiente.

Uma dica é fazer o teste com a cor que você deseja pintar o local, expondo-a durante a luz da manhã, da tarde e da noite.

“As cores tem o poder de interferir no tamanho do quarto” – MITO

Aqui temos o clássico equívoco de achar que só o fato de usar determinada cor, teremos mais amplitude em um cômodo. Isso é um mito, afinal, a metragem sempre será a mesma, a não ser que você quebre as paredes e reforme o local.

O que acontece é que conforme as cores que você utiliza na pintura de paredes, você pode ter uma percepção de mais amplitude. Isso é comum quando pintamos um quarto pequeno com cores claras, ou ainda usamos cores escuras em uma parede frontal para alongar o cômodo.

Mitos e verdades sobre pintura de parede: “É importante diluir a tinta quando for pintar as paredes” – VERDADE

Em primeiro lugar, me diz uma coisa: você é do tipo de pessoa que quando abre uma lata de tinta e começa a pintura, diz com todas as letras que não é preciso dilui-la?

Então eu tenho uma notícia importante para lhe dar: você está fazendo isso errado, irmão!

É a mais pura VERDADE que você precisa SIM diluir a tinta quando pintar as paredes.  Se você não diluir, o resultado não ficará conforme o esperado. Siga exatamente as instruções de diluição que constam na embalagem.

“Tinta barata é sinônimo de economia” – MITO

Frequentemente eu ainda ouço pessoas afirmarem com convicção: tinta é tudo igual, por isso que compro sempre aquela mais baratinha.

Se você se identificou, eu arrisco dizer que suas experiências com a pintura de paredes não foram bem-sucedidas, certo?

Tinta barata é sinônimo de mais gasto. Isso se justifica pelo fato de que ela não tem a mesma qualidade e poder de cobertura que uma tinta  boa.

No fim das contas, se você somar o valor da quantidade de latas que comprou da tinta barata, verá que saiu mais caro que uma lata de tinta boa.

Uma tinta de renome, como das marcas que você encontra aqui no Clube das Tintas, dá conta do recado, sai muito mais barato e dura muito mais tempo. Sem contar com o ótimo acabamento e economia de tempo.

Agora que você já sabe alguns dos principais mitos e verdades sobre pintura de parede, não seja egoísta! Compartilhe essas informações com seus amigos! Até o próximo post!