/  Dicas   /  O que fazer para amolecer massa corrida?

O que fazer para amolecer massa corrida?

Ela é uma fortíssima aliada dos pintores profissionais e amadores, principalmente por promover o acabamento necessário às paredes, preparando-as para receber a tinta.

A massa corrida ocupa lugar de destaque nas reformas e projetos de construção, marcando presença em praticamente todas as vezes em que é necessário realizar a pintura de paredes e tetos.

Algumas vezes, é comum adquirirmos mais massa corrida do que o necessário. Algum errinho no cálculo, e quando vemos, a massa corrida acabou sobrando. O que fazemos? Se você for uma pessoa que dá valor ao seu dinheiro, com certeza guardou para utilizar o restante em um momento adequado, não é mesmo?

Se essa é a sua situação atual, e você percebeu que há reparos a se fazer nas paredes, utilizando a massa corrida que você já tem, fatalmente a esta altura você já abriu a lata do produto.

E, é muito provável que tenha se deparado com a massa corrida completamente endurecida. Em alguns casos, feito uma rocha! E agora? Joga fora? Coloca fogo? (calma, isso é apenas força de expressão!).

O que fazer para amolecer massa corrida? Será que dá pra reaproveitar ainda, ou o prejuízo é certo?

Para te ajudar na missão de resgate, preparamos o post de hoje. Fique com a gente nas próximas linhas e descubra o que pode ser feito para amolecer a massa corrida e utilizá-la na preparação da parede para a pintura.

Massa corrida: você sabe como aplicar?

Antes, porém, de falarmos sobre como amolecer a massa corrida, é sempre interessante ter em mente, a técnica correta de aplicação.

Como sabemos, a massa corrida é importante para:

  • Cobrir buracos e rachaduras em uma variedade de superfícies;
  • Pode ser também usada em paredes com drywall, gesso, etc.

Dicas de uso:

1 – Sempre siga os procedimentos de segurança exigidos

Ao aplicar a massa corrida, procure sempre se proteger do contato com o material, tanto através da pele quanto pela respiração.  Por isso, adote o uso de luvas ao misturar e aplicar a massa corrida.

Não esqueça do óculos de segurança e da máscara respiratória. São itens importantes para a proteção ocular e para evitar a inalação do produto.

2 – Misture o produto, sempre em pequenas quantidades

Ao misturar a massa corrida, adicione pequenas quantidades de água , até alcançar a consistência ideal.

3 – Mantenha as ferramentas limpas

Para a aplicação da massa corrida,  você precisará de várias ferramentas, como por exemplo, a espátula e bandeja. Procure deixa-las sempre limpas para a sua utilização.

Depois de terminar de usar a massa corrida, não deixe de lavar todas as ferramentas com água morna e sabão.

4 – Limpe a superfície completamente antes da aplicação

Limpar completamente a área da superfície onde a massa corrida será aplicada é fundamental para obter um bom resultado.

Portanto, retire da parede toda espécie e sujeira, poeira e se possível, até mesmo daqueles restos de tinta antiga.

Lixar é um procedimento necessário na maioria das vezes. Após esfregar a lixa na superfície que receberá a aplicação da massa corrida, retire todo o pó do local.

5 – Respeite o tempo de maturação antes de pintar

A massa corrida, como sabemos, demanda algumas horas para secar. De acordo com a profundidade e tamanho da área aplicada, esse tempo pode ser maior ou menor.

Verifique nas instruções do produto, qual o tempo aconselhado de espera, até sua secagem total. Só depois deste período, você poderá aplicar o primer ou a tinta.

6 – Evite aplicar a massa corrida em temperaturas  úmidas ou frias

Se a aplicação da massa corrida for em alguma parede ao ar livre, preste atenção ao clima. Se houver a possibilidade  de chuva ou se o tempo estiver úmido e frio, considere adiar a aplicação.

Amolecendo a massa corrida

Sem mais delongas, veja o que fazer para recuperar aquela massa corrida endurecida:

  • Primeira etapa

Abra o recipiente onde a massa corrida está armazenada. Quebre a massa corrida com o auxílio de uma cave de fenda ou objeto similar, com ponta. Procure deixar a massa corrida em pequeninos pedaços.

  • Segunda etapa

Adicione cerca de ¼ de uma xícara de água morna no recipiente. Misture a massa e quebre-a em pedaços cada vez menores.

  • Terceira etapa

Continue mexendo, até que os pedaços  da massa corrida desapareçam e ela se torne novamente uma só massa, uniforme.

Adicione mais água, sempre aos poucos, até chegar à consistência necessária. Repare se ela fica firme em uma espátula. Esse seria o “ponto” ideal.

Aqui no blog do Clube das Tintas, temos mais uma série de conteúdos relacionados com o tema massa corrida e que poderão te ajudar.

Confira a seguir:

Qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?

Quanto tempo demora para passar massa corrida?

Como lixar paredes e aplicar massa corrida?

Como passar na parede massa corrida, textura e grafiato?

Como aplicar massa corrida na parede passo a passo

Como vimos, amolecer a massa corrida é um processo bem simples e você não precisa jogar o produto fora, pelo fato dele ter endurecido.

Siga os passos que descrevemos e verá como é possível obter um ótimo resultado em sua próxima pintura!

Aproveite o espaço e, se tiver dúvidas, conte pra nós! Não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e nas redes sociais. Com isso, você poderá ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação, beleza?

Até a próxima postagem, com dicas e tudo o que você precisa saber sobre pintura, tintas e decoração.

Deixar um Comentário