/  Paredes   /  O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: SECAGEM E QUANTIDADE DE DEMÃOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE: SECAGEM E QUANTIDADE DE DEMÃOS

Reformar e pintar um imóvel, é mais do que um trabalho, mas antes de tudo, é uma verdadeira arte, que inclui inúmeros fatores, dentre eles, a aplicação das técnicas adequadas, para assim, conquistar o resultado esperado.

Como já é de costume aqui no Clube das Tintas, facilitar a vida dos nossos leitores, com dicas práticas em relação à pintura em geral, hoje iremos abordar um tema relevante e que gera muitas dúvidas em nosso público: secagem e quantidade de demãos.

Afinal de contas, quanto tempo a tinta leva para secar, permitindo a demão? E quantas demãos são necessárias, para que a pintura da parede fique perfeita?

Estas e outras perguntas que surgirão no decorrer deste post, você confere a seguir!

Pintura, secagem e quantidade de demãos: antes de tudo, planejamento

Seja a pintura de toda a casa, ou apenas de uma parede que você quer deixar com mais cor, em casa ou no escritório, uma coisa é e sempre será importante: o planejamento.

Ele é fundamental para que você possa obter o melhor resultado possível. E este planejamento inclui:

  • Quais ferramentas e acessórios você precisará (pincel, rolo, saco plástico, bandeja de pintura, régua, fita crepe, entre outros);
  • A escolha da tinta ideal (cor, se é para pintura externa ou interna, tipo de acabamento, marca, quantidade);
  • Forrar pisos e cobrir detalhes que não serão pintados (maçanetas, rodapés, móveis, utensílios, etc.).

Mãos à tinta, mas quantas demãos e quanto tempo para secar?

O-que-você-precisa-saber-sobre-secagem-e-quantidade-de-demãos1

Você já comprou sua tinta da Coral, reuniu todo o aparato de pintura necessário, cobriu o chão para não correr respingos de tinta no piso, prendeu com fita crepe para garantir, retirou móveis do cômodo e aqueles que ficaram, foram cobertos para não cair tinta. Parabéns!

A esta altura, provavelmente você já preparou a parede e superfície que será pintada, lixando as partes necessárias, passando massa nas imperfeições, e ela está em ponto de bala, ou melhor, de tinta para ser pintada e colorida, certo?

A primeira diga sobre número de demãos e secagem, é básica, porém muita gente costuma ignorar: tanto o número de demãos quanto o tempo de secagem, irão variar conforme fatores como:

  • Fabricante da tinta: embora exista um padrão, a informação sobre o tempo que leva a secagem de uma tinta de uma marca X, por uma tinta de renome e qualidade superior, como da Coral, por exemplo, pode variar. Via de regra, as instruções e informações relacionadas, constam na embalagem da tinta;
  • O clima: de acordo com a situação climática do dia (sol, chuva, frio), a secagem pode levar mais ou menos tempo, assim como a situação da parede ou teto, por exemplo.

Sabendo da importância de se respeitar o tempo de secagem da tinta, para evitar a formação de bolhas, que ocorre em tintas de acabamento quando não se espera o tempo correto de secagem entre as demãos, ou ainda, o enrugamento nos esmaltes, a dúvida permanece, não é mesmo?

Mas não se preocupe, iremos esclarecer agora para você. Para boa cobertura da superfície que será pintada, o consultor especialista em pinturas da Coral afirma que o tempo necessário é:

Ao toque: de 1 a 3 horas. Entre demãos: 8 horas. Final: 18 horas*

Ao toque: 30 minutos. Entre demãos: 4 horas. Final: 20 dias*

*Tempo que se deve aguardar para a limpeza da superfície, por exemplo.

Fonte: site Coral

Sendo assim, mesmo se o dia estiver mais chuvoso, ou seco, é possível levar em conta este espaço de tempo para efetuar a demão, garantindo assim a melhor qualidade na pintura.

O-que-você-precisa-saber-sobre-secagem-e-quantidade-de-demãos

O que pode variar mais, pois está relacionado com demais fatores, é o número de demãos. Em paredes e superfícies bem preparadas, com uma tinta de boa qualidade, o número de demãos costuma ser menor do que em casos onde a parede não está no ponto ideal para pintura.

O número de demãos também irá variar, caso a tinta aplicada na parede, seja mais clara do que a cor anterior, por exemplo.

Portanto, leve em conta estes detalhes, já na fase de planejamento da pintura, pois facilitará bastante a execução do seu projeto de pintura e decoração do ambiente, ok?

Dicas de tintas para sua pintura e tempo de secagem de cada uma

Para dar tudo certo, separamos as melhores dicas de tintas para você, acompanhe:

  • Coral Decora Acrílico Premium

O-que-você-precisa-saber-sobre-secagem-e-quantidade-de-demãos1

Uma das melhores tintas do mercado, a Coral Decora Acrílico Premium possui máxima resistência e o acabamento perfeito para suas necessidades.

Para ambientes externos e também internos, não possui cheiro e possui duas versões: fosca e semibrilho.

A secagem: Ao toque: 30 min – Entre demãos: 4h – Final: 4h.

O-que-você-precisa-saber-sobre-secagem-e-quantidade-de-demãos

  • Coral Rende Muito

Coral Rende Muito é outra ótima opção que o Clube das Tintas te indica. Inovador e pioneiro, se trata de um produto de extrema qualidade e rendimento muito superior. Produto que adota um viés sustentável e permite um incrível acabamento fosco.

A secagem: Ao toque: 30min Entre demãos: 4h -Final: 4h.

Com certeza, agora ficou mais fácil renovar a pintura de seu imóvel, com as dicas de demãos e tempo de secagem, não é mesmo?

Alguma dúvida no ar? Mande-a para nós! O Clube das Tintas conta com os melhores especialistas em tintas e pinturas, para melhor te auxiliar, além de trabalhar somente com os produtos top de linha.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e de distribuir informação de relevância e qualidade para demais pessoas que buscam por este conhecimento também. Até o próximo post!

Deixar um Comentário