/  Sem categoria   /  3 Dicas de como pintar parede de cor diferente

3 Dicas de como pintar parede de cor diferente

Você já parou para pensar que o ambiente de sua casa, apartamento, consultório e imóvel, precisa de um toque diferenciado?  Está cansada (o) da monotonia de ter todo espaço da mesma cor?

Saber como pintar parede de cor diferente vai te ajudar a dar aquela renovada sem gastar muito, imprimindo no ambiente um toque pessoal e requintado.

Além de ser algo simples e fácil de fazer, graças as nossas dicas a seguir, claro, você verá também que o efeito estético de ter uma parede como protagonista na decoração é extremamente satisfatório.

Confira a seguir, como pintar uma parede de cor diferente e veja como é possível dar mais vida às suas paredes e ambientes em geral.

Destacando uma parede

Uma parede de destaque , ou seja, uma parede pintada de uma cor diferente das outras paredes da sala, do quarto, cozinha e demais cômodos, é uma maneira fácil e eficaz não apenas  para dar mais ânimo ao espaço, mas também para criar efeitos, ilusões de ótica, dar a sensação de amplitude no local, etc.

Quando se trata de escolher a parede certa para destacar, é importante também pensarmos na melhor cor para pintá-la.

Na verdade, nas cores, afinal, enquanto o as outras paredes terão a mesma cor, a parede eleita como especial receberá o destaque, recebendo a cor diferenciada das demais.

Antes de mais nada, até mesmo da questão da escolha das cores e tintas, é importante determinar qual será a parede em destaque no ambiente.

Para não errar, é necessário escolher aquela parede que já é foco de toda a divisão do espaço.

Um exemplo seria por exemplo, uma parede com lareira, ou aquela que tem uma janela maior, etc.

Ou seja, a parede que por algum motivo arquitetônico, muitas vezes, já é o centro das atenções no ambiente, naturalmente.

Tenha em mente que, ao buscar o destaque em uma determinada parede, as demais deverão atuar em harmonia, sendo então preferencialmente mais sóbrias e neutras.

1. Escolha das cores: aposte na teoria básica das cores para parede de cor diferente

Basicamente, podemos trabalhar com os seguintes blocos de cores:

  • Teoria da Cor Quente

Cores quentes – laranja, amarelo e vermelho – tendem a puxar a parede em direção ao olho, o que faz com que um espaço pareça menor.

Se você optar por usar uma cor quente em sua parede de destaque, opte por escolher a parede de um quarto longo e estreito, por exemplo. Dessa forma, ao parede de cor diferente, você criará um espaço mais equilibrado.

  • Teoria da Cor Fria

Cores frias – verde, azul e roxo – tendem a puxar a parede para longe dos olhos, o que faz o ambiente pequeno parecer maior .

Ao usar uma cor fria em uma parede de extremidade ou na parede lateral de um quarto, você pode fazer com que  ambiente restrito dê a impressão de ser maior ou mais fino.

Há projetos que tem como opção, usar o teto como parede de destaque. Para tanto, pinte um teto baixo com uma cor fria para dar a impressão de que ele é mais alto do que é.

2. Qual tinta você deve escolher?

Uma dúvida importante, haja vista que temos tintas de variados tipos, brilhos e acabamentos, não é mesmo?

As tintas de látex costumam ganhar a preferência do público, por motivos como:

  • Facilidade de limpeza;
  • Alta durabilidade;
  • Maior resistência ao desbotamento.

No entanto, tudo vai depender do projeto do imóvel, e claro, a preferência do responsável pela pintura e/ou ambiente.

Sugerimos, a seguir, algumas das melhores marcas e tipos de tinta disponíveis no mercado:

Falando em tintas, aqui você confere as tendências:

Tintas em Alta na Primavera Verão 2019

3. Como pintar parede de cor diferente passo a passo

Partindo do princípio de que as paredes estão em bom estado, ou seja, sem infiltrações, mofo e fissuras, bem como descascados, para pintar você deve seguir as etapas a seguir:

  • Junte todos os utensílios de pintura que irá usar (bandeja para tinta, rolo e pincel, lona para cobrir pisos e móveis, fita crepe, tinta, escada, extensor de rolo, papel ou plástico para forrar o chão, chave de fenda para a remoção dos espelhos, tomadas e interruptores, óculos de proteção e luvas de borracha);
  • Proteja e isole janelas, pisos, tomadas, rodapés, com o uso da fita crepe;
  • Aplique um selador antes da tinta, para garantir um bom acabamento e diminuir as demãos;
  • Comece pintar próximo ao teto, evitando assim a incidência de respingos;
  • Dê os retoques com o pincel para concluir a pintura nos espaços onde o roo não chega;
  • Siga sempre as instruções da empresa fabricante contidas na lata. Ali você verifica se é ou não preciso diluir a tinta, qual a diluição correta, bem como o tempo de secagem entre as demãos;
  • Procure pintar a parede de cor diferente antes das demais;
  • Espere secar completamente a parede para que parta para as demais paredes, e sempre proteja a parede que foi pintada de cor diferente enquanto pintar as outras;
  • Nas divisões, procure cobrir para evitar manchas.

Você ainda pode enriquecer seu conhecimento com a leitura dos links a seguir:

E então, já escolheu a nova cor do espaço que vai pintar? Conte pra gente!