/  Dicas   /  Paredes pretas foscas: saiba como usar sem escurecer os ambientes

Paredes pretas foscas: saiba como usar sem escurecer os ambientes

A cor preta costuma ser relacionada à estética gótica, dark, e pra muito gente, revela uma atmosfera obscura demais para ser adotada na decoração do ambiente.

Em outras palavras: há uma certa resistência das pessoas com o tom mais escuro nas paredes.  No entanto, é nítido o fato de que as paredes pretas foscas estão ganhando cada vez mais força, sendo uma forte tendência atualmente.

E olha que há vantagens e características importantes que são usadas como argumentos por aqueles que lançam mão de pintar as paredes com a cor preta fosca, por exemplo.

Bom gosto, sofisticação, e até mesmo o fator inusitado, haja vista que revela um diferencial em relação a maioria dos outros tons, são alguns fatores que jogam a favor das paredes pretas foscas.

Além disso, tem sido comum o uso de paredes escuras no quarto para ajudar na questão da qualidade de sono, para pessoas que sofrem de insônia.

Porém, como em tudo aquilo que envolve pintura de paredes e decoração de ambientes, é importante dosar o uso corretamente. Sabe aquela frase “use com moderação”? Então, ela cai bem com tal situação.

O mais importante ao adotar paredes com esta estética, é saber usar  o tom, sem escurecer o ambiente (exceto em casos onde a ideia é de fato, deixar tudo escuro, como em bares e casas noturnas, por exemplo).

Sem mais delongas, bora saber como é possível utilizar paredes pretas foscas sem escurecer os cômodos?

Criando uma estética requintada no ambiente

A sofisticação é uma forte aliada das paredes pretas. Com elas, é possível conferir ao local, um visual charmoso, elegante e extremamente requintado.

Para tanto, é preciso lançar mão de algumas dicas.  Por exemplo, para evitar que o ambiente fique muito escuro, a combinação com demais cores é uma importante estratégia a se adotar.

Você deve estar questionando aí do outro lado:

“Mas, essa combinação com outras cores, deve ser feita nas outras paredes?”. A resposta é: não necessariamente!

Uma alternativa que promove um efeito bem-sucedido, é usar pisos claros, por exemplo. Aliando o uso dos pisos em cores claras, com mobília colorida, em tons mais claros também, o resultado fica muito interessante.

Uma outra ideia: ao invés de pintar as paredes de preto, utilizar outros tons escuros, como o cinza grafite, por exemplo.

Ou ainda, conforme mencionamos no título deste artigo, você pode pintar as paredes de preto fosco. Esse acabamento é mais suave e menos intenso que o preto brilhante, por exemplo.

Há uma infinidade de opções de tons escuros que você pode escolher. Apenas busque observar as nuances e acabamentos, suas diferenças e se possível, fazer algum tipo de teste de amostra para se certificar que se trata do tom exato ao que você procura, ok?

Dicas importantes para equilibrar a iluminação do local

Para que o ambiente não fique muito escuro e você consiga o efeito de equilibrar a iluminação, selecionamos algumas dicas que certamente vão te ajudar na missão, veja:

  • Crie contrastes

As  paredes pretas  podem ser mescladas, sobretudo com o branco e/ou cinza, o que dá a sensação de movimento.

  • Invista na iluminação

Identifique, de acordo com o projeto decorativo, os principais pontos onde a iluminação deve marcar presença, por meio de abajures e luminárias, por exemplo.

A iluminação difusa é um dos segredos para usufruir do aconchego conferido pelas paredes pretas foscas, sem deixar com que o ambiente fique muito escuro ou sombrio.

  • Aproveite o efeito da tinta fosca

O acabamento fosco implica em uma sensação mais aconchegante, de forma natural aos ambientes onde a tinta é aplicada.

A tinta preta fosca promove um acabamento considerado mais aveludado e de extrema qualidade, use isso em favor do cômodo.

  • Faça uma parede no estilo quadro lousa

Uma outra opção elegante, estilosa, e que equilibra muito bem o ambiente em relação à decoração e iluminação é pintar a parede com tinta preta fosca, para criar um quadro lousa.

Esta tendência que teve um boom pouco tempo atrás, está retornando com força total, e ao que tudo indica, deve se firmar.

Usar tintas Coral, por exemplo, é uma das melhores formas para obter o acabamento necessário e o efeito ideal.

Prepare as paredes antes de pintar de preto fosco

Um erro que muita gente comete, e que coloca todo o trabalho a perder, é o fato de não preparar as paredes antes de pintá-las.

A falsa ideia de que a tinta de cor preta encobre tudo, faz com que muitos acabem pulando a fase de preparação.

Tudo bem, a tinta pode até cobrir mais fácil, a cor anterior, mas, de que adianta se a parede, por exemplo:

  • Tiver furos , buracos e fissuras;
  • Estiver descascando;
  • Conter mofo e vazamentos;
  • E tantos outros problemas que precisam de reparação, antes de pintar?

Pintar a parede com tais sintomas é ter a certeza de que se está jogando tempo e dinheiro fora. Afinal, em breve, ela começará a estragar a pintura, e continuará com os mesmos problemas.

Você não sabe o que deve ser feito antes de pintar as paredes pretas foscas?

Então acesse os links a seguir, que contamos pra você:

Como lixar e pintar parede

Qual a diferença entre selador e fundo preparador de paredes?

Quanto tempo demora para passar massa corrida?

Como pintar parede manchada de vazamento?

Pintar a parede direto no reboco grosso: pode ou não pode?

O Que É Preciso Para Pintar Uma Parede

Os links acima são verdadeiros cursos de pintura de paredes, aproveite! Dúvidas? fale conosco!

Deixar um Comentário