/  Dicas   /  Passo a passo para pintar a casa sozinho

Passo a passo para pintar a casa sozinho


Pintar a casa sozinho é algo ao alcance de todos? Ou, somente um profissional pode dar ‘conta do recado’, e fazer esse tipo de serviço, bem feito?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente quando a pessoa nunca pegou em um pincel e rolo e está considerando realizar essa proeza pela primeira vez. Se identificou?

Pois bem, se você se encaixa na descrição acima, temos uma ótima notícia! Se de fato, pintar a casa sozinho é algo que lhe parece distante, acredite: depois da leitura do nosso blog hoje, você enxergará esse tipo de tarefa, como algo muito próximo de você!

Afinal, revelaremos todas as etapas do processo de pintura de paredes e dos respectivos ambientes de um imóvel. O lema DIY – ‘faça você mesmo’ se fará valer em sua casa. Afinal, seguindo as dicas dos Doutores e Doutoras em tintas do Clube das Tintas, sua família, amigos e sobretudo você, terão orgulho do trabalho realizado.

No entanto, como fazer isso? Continue conosco e acompanhe cada detalhe aqui descrito, você não irá se arrepender. 

Pintar a casa sozinho: cerque-se das ferramentas e acessórios ideais

Para seguir o passo a passo da pintura de paredes e de como pintar a casa sozinho, antes de mais nada, é importante que você tenha em mãos, todas as ferramentas e acessórios necessários para realizar essa reforma tão especial. 

Tenha em mente que não basta apenas boa vontade, pincéis, rolos e tintas. Pode (e geralmente é) ser preciso realizar alguns reparos que precedem a renovação do ambiente com outras cores.

E para tanto, é necessário também alguns acessórios que ajudam você a executar a reforma da melhor forma possível. Para que nada dê errado, anote aí a lista de tudo o que você pode precisar para transformar seu imóvel em uma nova obra de arte com a pintura novinha em folha:

Jornal, lona, plásticos, para proteger móveis, objetos e pisos;

Luvas de proteção;

Extensor de rolo;Tinta;

Massa regularizadora;

Fundo preparador;

Solvente;

Pincéis e rolos;

Trincha;

Lixas;

Escada;

Desempenadeira;

Óculos;

Capacete;

Misturador de tinta;

Bandeja para tinta;

Espátula;

Pano para limpeza do piso;

Jornal, lona, plásticos, etc., para cobrir móveis e pisos;

Luvas de proteção;

Extensor de rolo;

Escada;

Desempenadeira;

Óculos;

Capacete;

Misturador de tinta;

Roupas e sapatos velhos;

Calculadora.

Prepare o ambiente para a pintura 

Depois que você tiver adquirido os itens da lista acima, o passo seguinte é preparar o ambiente onde você irá pintar sozinho.

Com seu look pintor, composto de uma roupa mais velha, boné, óculos e demais acessórios, você precisa retirar ao máximo, tudo aquilo que pode dificultar seus movimentos durante a pintura.

Arraste e tire os móveis e objetos que podem ser retirados. Claro, sabemos que nem tudo pode simplesmente ser retirado do local. Sendo assim, cubra-os com lonas e passe fita crepe ou similar, para fixar e evitar que fique exposta. Isole também tomadas, interruptores, maçanetas, pisos e rodapés.etc. 

Deixe a superfície pronta para receber a nova pintura

Você olhou para as paredes e percebeu desde fissuras e rachaduras, até manchas de mofo e sinais de umidade? A tinta velha está descascando e você sabe que se ‘jogar uma tinta’ ali vai dar ruim, né?

Então, você provavelmente já sabe o que deve ser feito. Retire as cascas com o auxílio de uma espátula e lixe toda a extensão da parede. Além disso, no caso de mofo e umidade, além de limpar, lixar e retirar o pó, verifique se não há algum tipo de vazamento no encanamento. Investigue o que causa a umidade e resolva o problema, antes da pintura, beleza?

Caso contrário, você desperdiçará tempo e claro, materiais, tinta e seu dinheiro. Se necessário, aplique massa corrida, espere o tempo de secagem indicado na embalagem do produto, lixe e deixe toda a superfície lisa, prontinha para receber as novas cores de tinta.

Aliás, uma dica importante no nosso passo a passo: antes de pintar a parede, aplique o primer. Ele garante uma pintura mais uniforme, sela a parede e diminui o gasto de tinta. 

Faça o cálculo da quantidade de tinta

Já pensou que ruim, faltar tinta durante a execução do projeto de pintura, você ir comprar mais e não achar do mesmo tom ou marca, por exemplo? Ou ainda, sobrar tinta e você acabar tendo que descartar depois de um tempo?

Não precisa se preocupar, clique aqui e saiba tudo o que é preciso para que você faça o cálculo da quantidade de tinta de forma assertiva. 

Escolha a melhor tinta para obter o melhor resultado na pintura 

No momento de escolher a tinta, o que deve te motivar na definição não pode ser apenas o fator preço. Mas sim, o custo x benefício.

Marcas sem tradição ou expressão no mercado, costumam ter um valor mais baixo, do que marcas de renome. No entanto, a qualidade, via de regra, deixa a desejar. Você pode, por exemplo, precisar de 2, 3 latas de uma tinta de qualidade questionável e gastar mais do que se optasse por uma marca excelente, que lhe custaria um valor menor por uma única lata. 

Sendo assim, anote algumas de nossas sugestões:

SUVINIL RENDE COBRE MUITO

TINTA ACRÍLICA FOSCA PREMIUM DECORA

TINTA NOVACOR COBRE MAIS

Pinte Agora Sua Casa Sozinho (a) Com Nosso Passo a passo

Tinta escolhida, materiais reunidos, disposição e mãos à obra. Bora colocar em prática? Veja nosso clássico passo a passo:

1-  Misture a tinta e despeje um pouco dentro da bandeja;

2-  Molhe o rolo com a tinta;

3-  Aplique a primeira demão de tinta na parede;

4-  Faça esta aplicação com movimentos de vai e vem, de forma uniforme;

5-  Nos locais mais altos, use a escada e/ou extensor de rolo e também os óculos (transparente) de proteção;

6-  Pinte com o pincel os cantos e demais partes onde o rolo não consegue pintar;

7-  Após cerca de 4 horas da primeira demão, aplique a segunda;

8-  Dê o retoque final dos cantos;

9-  Espere secar e pronto! Caso ainda necessite de mais uma mão, é só seguir a mesma rotina de pintura.

Fonte: Clube das Tintas 

 

Agora que você sabe exatamente o que fazer para pintar a casa sozinho, conte pra gente como foi sua experiência!