
Passo a passo para pintar a casa sozinho
Pintar a casa sozinho é algo ao alcance de todos? Ou, somente um profissional pode dar ‘conta do recado’, e fazer esse tipo de serviço, bem feito?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente quando a pessoa nunca pegou em um pincel e rolo e está considerando realizar essa proeza pela primeira vez. Se identificou?
Pois bem, se você se encaixa na descrição acima, temos uma ótima notícia! Se de fato, pintar a casa sozinho é algo que lhe parece distante, acredite: depois da leitura do nosso blog hoje, você enxergará esse tipo de tarefa, como algo muito próximo de você!
Afinal, revelaremos todas as etapas do processo de pintura de paredes e dos respectivos ambientes de um imóvel. O lema DIY – ‘faça você mesmo’ se fará valer em sua casa. Afinal, seguindo as dicas dos Doutores e Doutoras em tintas do Clube das Tintas, sua família, amigos e sobretudo você, terão orgulho do trabalho realizado.
No entanto, como fazer isso? Continue conosco e acompanhe cada detalhe aqui descrito, você não irá se arrepender.
Pintar a casa sozinho: cerque-se das ferramentas e acessórios ideais
Para seguir o passo a passo da pintura de paredes e de como pintar a casa sozinho, antes de mais nada, é importante que você tenha em mãos, todas as ferramentas e acessórios necessários para realizar essa reforma tão especial.
Tenha em mente que não basta apenas boa vontade, pincéis, rolos e tintas. Pode (e geralmente é) ser preciso realizar alguns reparos que precedem a renovação do ambiente com outras cores.
E para tanto, é necessário também alguns acessórios que ajudam você a executar a reforma da melhor forma possível. Para que nada dê errado, anote aí a lista de tudo o que você pode precisar para transformar seu imóvel em uma nova obra de arte com a pintura novinha em folha:
Jornal, lona, plásticos, para proteger móveis, objetos e pisos;
Luvas de proteção;
Extensor de rolo;Tinta;
Massa regularizadora;
Fundo preparador;
Solvente;
Pincéis e rolos;
Lixas;
Desempenadeira;
Óculos;
Capacete;
Misturador de tinta;
Pano para limpeza do piso;
Jornal, lona, plásticos, etc., para cobrir móveis e pisos;
Luvas de proteção;
Extensor de rolo;
Desempenadeira;
Óculos;
Capacete;
Misturador de tinta;
Roupas e sapatos velhos;
Calculadora.
Prepare o ambiente para a pintura
Depois que você tiver adquirido os itens da lista acima, o passo seguinte é preparar o ambiente onde você irá pintar sozinho.
Com seu look pintor, composto de uma roupa mais velha, boné, óculos e demais acessórios, você precisa retirar ao máximo, tudo aquilo que pode dificultar seus movimentos durante a pintura.
Arraste e tire os móveis e objetos que podem ser retirados. Claro, sabemos que nem tudo pode simplesmente ser retirado do local. Sendo assim, cubra-os com lonas e passe fita crepe ou similar, para fixar e evitar que fique exposta. Isole também tomadas, interruptores, maçanetas, pisos e rodapés.etc.
Deixe a superfície pronta para receber a nova pintura
Você olhou para as paredes e percebeu desde fissuras e rachaduras, até manchas de mofo e sinais de umidade? A tinta velha está descascando e você sabe que se ‘jogar uma tinta’ ali vai dar ruim, né?
Então, você provavelmente já sabe o que deve ser feito. Retire as cascas com o auxílio de uma espátula e lixe toda a extensão da parede. Além disso, no caso de mofo e umidade, além de limpar, lixar e retirar o pó, verifique se não há algum tipo de vazamento no encanamento. Investigue o que causa a umidade e resolva o problema, antes da pintura, beleza?
Caso contrário, você desperdiçará tempo e claro, materiais, tinta e seu dinheiro. Se necessário, aplique massa corrida, espere o tempo de secagem indicado na embalagem do produto, lixe e deixe toda a superfície lisa, prontinha para receber as novas cores de tinta.
Aliás, uma dica importante no nosso passo a passo: antes de pintar a parede, aplique o primer. Ele garante uma pintura mais uniforme, sela a parede e diminui o gasto de tinta.
Faça o cálculo da quantidade de tinta
Já pensou que ruim, faltar tinta durante a execução do projeto de pintura, você ir comprar mais e não achar do mesmo tom ou marca, por exemplo? Ou ainda, sobrar tinta e você acabar tendo que descartar depois de um tempo?
Não precisa se preocupar, clique aqui e saiba tudo o que é preciso para que você faça o cálculo da quantidade de tinta de forma assertiva.
Escolha a melhor tinta para obter o melhor resultado na pintura
No momento de escolher a tinta, o que deve te motivar na definição não pode ser apenas o fator preço. Mas sim, o custo x benefício.
Marcas sem tradição ou expressão no mercado, costumam ter um valor mais baixo, do que marcas de renome. No entanto, a qualidade, via de regra, deixa a desejar. Você pode, por exemplo, precisar de 2, 3 latas de uma tinta de qualidade questionável e gastar mais do que se optasse por uma marca excelente, que lhe custaria um valor menor por uma única lata.
Sendo assim, anote algumas de nossas sugestões:
TINTA ACRÍLICA FOSCA PREMIUM DECORA
Pinte Agora Sua Casa Sozinho (a) Com Nosso Passo a passo
Tinta escolhida, materiais reunidos, disposição e mãos à obra. Bora colocar em prática? Veja nosso clássico passo a passo:
1- Misture a tinta e despeje um pouco dentro da bandeja;
2- Molhe o rolo com a tinta;
3- Aplique a primeira demão de tinta na parede;
4- Faça esta aplicação com movimentos de vai e vem, de forma uniforme;
5- Nos locais mais altos, use a escada e/ou extensor de rolo e também os óculos (transparente) de proteção;
6- Pinte com o pincel os cantos e demais partes onde o rolo não consegue pintar;
7- Após cerca de 4 horas da primeira demão, aplique a segunda;
8- Dê o retoque final dos cantos;
9- Espere secar e pronto! Caso ainda necessite de mais uma mão, é só seguir a mesma rotina de pintura.
Fonte: Clube das Tintas
Agora que você sabe exatamente o que fazer para pintar a casa sozinho, conte pra gente como foi sua experiência!