/  Paredes   /  Como pintar paredes em minutos- 3 Dicas de pintura rápida
pintar-paredes-em-minutos

Como pintar paredes em minutos- 3 Dicas de pintura rápida

Imagine como seria ótimo pintar paredes em minutos, e rapidamente poder desfrutar de um ambiente novinho em folha? 

Muito embora algumas pessoas acreditem que a pintura rápida não exista, ou ainda, que é sinônimo de trabalho ruim, fato é que renovar as cores das paredes pode sim ser algo ágil e sem complicações.

Acredite: com as dicas que lhe darei a seguir, você também poderá pintar paredes em minutos, sem sacrificar a qualidade da pintura das paredes.

Duvida? Então te convido a ler a íntegra do post de hoje. Além de poupar bastante do seu tempo, você terá uma pintura com acabamento e aparência profissional. Confira a seguir e comprove! 

Certifique-se de que a parede está pronta para receber a tinta

pintar-paredes-em-minutos-3Um erro comum e que você não deve cometer, caso queira uma pintura rápida e de boa qualidade, é não conferir se a parede esta pronta para receber a tinta.

Mas, como assim pronta? Não basta somente ter uma parede e a tinta? Desculpe-me se a resposta lhe frustrará, mas não, a simples existência da parede não é o bastante.

Se a parede tiver manchas de mofo, por exemplo, você até pode pintá-la rápido, mas em pouco tempo a mancha aparecerá novamente. Sabe o que isso significa? Que enquanto você não preparar a parede adequadamente e resolver o problema que traz a mancha irá repintar a parede.

Dessa forma, a pintura será algo “eterno”, levará a “eternidade”, e a possibilidade de pintar paredes em minutos simplesmente cairá por terra. Simples assim! 

Alguns detalhes que você deve observar na parede, antes de partir para a ação da pintura são os seguintes:

  • Note se há mofo e manchas. Havendo, lave o local, seque. Se a mancha persistir, poderá ser o caso de umidade e até mesmo vazamento. Analise se há algum problema neste sentido e chame um profissional encanador para solucionar a questão e remova a causa da umidade;
  • Observe se há fissuras e ranhuras na parede. Se houver, cubra com massa corrida, espere secar, lixe e dê o acabamento;
  • Se a tinta estiver descascando e pedaços de massa caindo, raspe todo o local e lixe. Em alguns casos pode ser preciso reaplicar a massa e até mesmo refazer o reboco.

Outro ponto importante e que muitos ignoram: mesmo se aparentemente a parede parecer perfeita, jamais deixe de limpá-la.

Para tanto, utilize sempre uma bucha macia, e conte com algum tipo de produto que ajude a retirar a sujeira mais pesada, digamos assim.

Dilua a tinta corretamente, para conseguir pintar paredes em minutos

Um segredo para uma boa e rápida pintura de paredes é: diluir a tinta do jeito certo. Quando você simplesmente dilui a tinta “a olho”, ou nem dilui (sim, há tintas que não precisam, no entanto, me refiro aquelas que implicam na diluição), pode ter certeza: vai dar ruim! 

Por exemplo, a pintura poderá ficar falhada e cheia de manchas, a tinta pode demorar a secar, você poderá ter que aplicar várias demãos, demorando muito no processo, etc.

E a pergunta que não quer calar surge agora: o que fazer para a tinta ser diluída corretamente?

É simples: basta seguir as instruções da empresa fabricante do produto. Geralmente a informação vem na lata. 

Leia com atenção e evite desperdício de tinta, pintura ruim e descascamentos, bolhas, etc. 

Para que a parede não fique com marcas de pincel e rolo, e para a tinta não perder a aderência durante o processo de pintura, dilua, beleza? 

Caso não seja possível encontrar as informações no rótulo da lata ( se você comprar tintas de ótima qualidade como Coral, Suvinil, entre outras do mesmo nível, não terá este problema), siga a receita “padrão” de diluição. Não é o ideal, mas é melhor do que fazer do jeito que der na telha, confira:

  • 20% de água para a primeira demão
  • 10% de água para a segunda demão
  • 10% de água para a terceira demão

Falando em demãos, não perca o artigo que fizemos sobre o tempo de secagem das demãos de tinta, clique aqui

Otimizando a pintura e limpeza do ambiente

pintar-paredes-em-minutos-3Para lhe ajudar a não sujar o ambiente, procure manter um pano úmido sempre ao alcance. Assim, quando houver respingo ou mancha de tinta , você pode limpar de imediato, evitando maiores complicações.

Use um ventilador próximo às paredes, seja em dias quentes ou úmidos. Essa dica vai acelerar o tempo de secagem da tinta.

Cubra pisos e móveis, bem como objetos. Para tanto, vale desde lona, plásticos, jornal e revista velha, etc. 

Junte os materiais básicos de pintura e deixe próximo:

  • Pincel para os cantos e retoques;
  • Rolo de pintura com cabo extensor. 

O macete para pintar paredes em minutos é aplicar a tinta sempre na mesma direção, e sempre esperar o tempo correto de secagem, para só então aplicar a segunda demão. 

Tenha certeza: seguindo as dicas acima, a pintura será bem mais tranquila e rápida. Você não precisará refazer nada e  o melhor de tudo: além de economizar tempo e dinheiro, terá um resultado incrível e paredes novinhas!

Agora me conta: tem alguma dúvida sobre o tema? Pois então aproveite e deixe suas dúvidas nos comentários. Até a próxima!