/  Efeitos   /  Pintura de parede com efeito linho – Aprenda como fazer

Pintura de parede com efeito linho – Aprenda como fazer

Há vários estilos de decoração e técnicas de pintura de parede que contribuem com a estética dos ambientes, não é mesmo?

Uma tendência que a cada dia tem atraído mais adeptos é a pintura de parede com efeito linho.

Frequentemente confundido com papel de parede ou ainda com o próprio tipo de tecido que atende por esta nomenclatura, o que muita gente não sabe é que o efeito pode ser obtido por meio de técnicas de pintura.

Isso mesmo, a pintura de parede com efeito linho é capaz de renovar o ambiente e quando bem realizada, permite reproduzir o mesmo efeito e qualidade até mesmo superior que o mesmo efeito obtido com papel de parede!

Esta pintura é inspirada nas fibras vegetais e agora está acessível a você!

Aprenda como fazer agora mesmo e transforme cômodos ou toda sua casa ou escritório!

Pintura de parede com efeito linho: características

Antes de te contarmos como fazer o efeito linho nas paredes do imóvel, é importante frisarmos algumas características que ele confere ao local.

Basicamente, a pintura de parede com o efeito decorativo de linho irá dar um toque de suavidade ao local, conferindo um aspecto mais chique, requintado e acima de tudo, discreto.

Se são exatamente estas as características que você busca, então fique atenta (o)! iremos te contar o que é preciso para obter o efeito linho na pintura de parede.

Efeito linho na parede: veja como fazer este tipo de pintura

É muito importante seguir a técnica correta da pintura de parede com efeito linho, caso contrário, o resultado poderá ser bem frustrante, acarretando falhas e manchas nas paredes.

Para evitar tal prejuízo de tempo, materiais e claro, financeiro, fique atenta (o) aos procedimentos a seguir:

  • Faça a preparação do fundo da parede que será pintada;
  • Preferencialmente, escolha a opção do tom branco;
  • Use rolo de lã de carneiro e aplique de duas até 3 demãos do produto;
  • Separe a superfície, dividindo-a em partes de cerca de aproximadamente 1,10 metros de largura;
  • Aguarde o período de no mínimo, 24 horas para somente então, partir para a próxima etapa;
  • Aplique o gel para textura, também chamado de gel de efeitos, com um rolo de lã de carneiro;
  • Com o gel de efeitos ainda úmido, use como ferramenta de aplicação, uma escova de cerdas macias. Para tanto, passe o produto com a escova no sentido vertical, de cima para baixo e de baixo para cima;
  • Repita a aplicação do gel;
  • Passe novamente a escova, desta vez no sentido horizontal, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.

Dicas importantes para o melhor efeito linho nas paredes

Para otimizar os resultados da pintura de parede com efeito linho, nossos Doutores em Tintas trouxeram algumas dicas e segredos, anote aí:

  • Quando passar a escova na parede, tenha em mente que quanto mais vezes aplicar a escova, mais nítido e claro o efeito;
  • Limpe a escova a cada nova aplicação;
  • Use rolos diferentes para garantir a otimização do processo e evitar possíveis manchas;
  • O rolo de lã de carneiro é geralmente o mais indicado, porém, você deve levar em conta os diferentes tipos de paredes. No post ROLOS DE PINTURA IDEAIS PARA CADA TIPO DE PAREDE, nós falamos um pouco sobre os tipos de rolo, confira!
  • Sempre leia as instruções contidas nas latas dos produtos que for utilizar e siga-as;
  • Se for possível, realize um teste em um pedacinho de parede antes de definir a cor;
  • Falando em cor, é muito importante se ater a cor do gel. Ela deve sempre ser de um tom mais escuro do que a cor de fundo. Isso é imprescindível para que seja possível para criar o efeito linho nas paredes, da forma desejada;
  • Sabe aqueles cantos que o rolo não tem acesso? Utilize pincel. Aplique o gel nestes locais com o auxílio dessa ferramenta;
  • Você sabia que pode também optar em usar no lugar do gel, o produto Acrílico com Efeito Metalizado? Se você quer obter um efeito mais brilhante e bem sofisticado, fica aqui a sugestão!

Dicas de texturas para parede além do efeito linho

Além da pintura de parede com efeito linho, é possível investir em outros tipos de pinturas decorativas e texturas para as paredes do imóvel.

Pode ser que você queira diferenciar a pintura dos cômodos, não é mesmo?

Pois bem, saiba que aqui no Clube das Tintas, já abordamos diferentes possibilidades neste sentido, como por exemplo:

Agora que você aprendeu a fazer o efeito linho na pintura de paredes, não seja egoísta! Compartilhe com seus amigos e amigas a técnica e ajude-os a ter acesso à informação de qualidade!

E então, tudo pronto para colocar os rolos e pinceis em ação? Mãos à obra, e conte pra gente como foi o resultado final de sua jornada, beleza? Até a próxima!

Deixar um Comentário