/  Paredes   /  Qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?

Qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?

Antes de iniciar uma pintura de parede, é um procedimento comum passar massa corrida ou massa acrílica.  Vale dizer que ambas tem uma proposta de finalidade parecida, que é nivelar toda a parede e corrigir imperfeições, como pequenos buracos, por exemplo.

Mas afinal, se tanto a massa corrida quanto a massa acrílica tem um objetivo praticamente igual, qual você deve escolher na hora de preparar a sua parece para a pintura?

Ares

Para entender melhor e saber escolher a melhor opção para você, continue acompanhando o artigo de hoje aqui no blog.

Diferença entre massa corrida e massa acrílica: o que são?

É comum que com o passar do tempo as paredes apresentem alguns tipos de desgastes, como bolhas, fissuras, desníveis, ou até mesmo pequenos buracos. Nestes casos a manutenção deve ser realizada com a aplicação de massa corrida ou conforme o caso, massa acrílica.

As duas opções de massas têm a finalidade de nivelar e preparar as paredes para a pintura. A massa corrida é uma opção mais econômica e apresenta um visual fosco, mas não é apropriada para ambientes que tenha contato direto com umidade e sol, então o mais ideal é a aplicação em ambientes internos, como quartos, salas e cozinha.

A resistência da massa acrílica é bem diferente da massa corrida, ela é justamente aplicada em lugares que tem contato com umidade e sol, como é o caso de área de serviço, no banheiro, fachadas de casas, em resumo, ela é voltada para ambientes externos.

Equipamentos necessários

Para aplicar a massa corrida ou massa acrílica, será necessário que você tenha em mãos os equipamentos adequados para um bom resultado. É importante ter uma lixa, para usar antes e depois da aplicação da massa, uma espátula e uma desempenadeira.

Há disponível no mercado alguns modelos diferentes de desempenadeira que influenciam no resultado, existem os direcionados para nivelamento, alisamento ou texturização. Qual irá ser usado depende apenas da sua intenção.

Se a ideia for nivelar a parede, há a opção da desempenadeira lisa, superlisa ou com espuma. Caso a ideia for texturizar a parede, existem modelos próprios para efeito grafiato.

Preparação antes da aplicação da massa

Antes de colocar a mão na massa é totalmente imprescindível realizar uma boa preparação da parede e do ambiente. É indicado fazer uma limpeza em toda a região que terá a massa aplicada, principalmente se houver mofo, a limpeza pode ser feita com uma mistura de água com água sanitária.

Para evitar que a massa corrida ou acrílica respingue em lugares indesejados, o ideal é passar fita crepe no roda pé, molduras de janelas, e proteger o chão com uma lona ou pedaços de papelão.

Após a limpeza das paredes é hora de lixar, tanto para auxiliar no nivelamento, quanto para diminuir um pouco a camada de tinta atual. Após lixar as paredes se deve passar uma vassoura e pano úmido para retirar o pó. É aconselhável usar uma máscara durante todo o processo, para não respirar poeira e nem a massa.

Passando a massa corretamente

Ambas a massa acrílica ou massa corrida são aplicadas da mesma forma. Uma boa técnica que pode ajudar na aplicação da massa corrida ou acrílica, é a utilização de uma lâmpada próximo ao local em que você irá passar a massa, dessa forma as imperfeições poderão ser vistas com mais facilidade e a correção será mais precisa.

Caso a massa corrida ou acrílica estiver com uma consistência mais sólida na hora da aplicação, dilua a substância em um pouco de água, até que fique com aspecto cremoso.

A direção em que a massa será aplicada, não faz muita diferença, é questão de gosto, mas caso você já tenha começado a passar a massa horizontalmente, não é recomendado mudar para vertical, por exemplo. Mantenha a aplicação em apenas um movimento, para que o resultado fique homogêneo, sem diferenças de níveis.

Muitos especialistas indicam espalhar a massa corrida ou massa acrílica até cerca de um metro e meio, e voltar de onde você começou retirando o excesso de massa que ficou até o último ponto em que foi aplicada a massa. Mantenha esse procedimento em toda a extensão da parede, dessa forma todas as aberturas de reboco serão preenchidas.

É necessário reaplicar a massa depois de cerca de três minutos e com o auxílio da desempenadeira retirar as rebarbas de massa que sobraram. Se o lugar em que a massa será aplicada for alto, utilize um andaime ou uma escada que se mantenha fixa e estável no chão.

Após a primeira demão de massa secar, você pode passar a lixa novamente para corrigir alguns erros menores que ainda ficaram, depois de lixar retire o excesso de poeira de novo, e aplique a segunda e última demão de massa. Depois que secar volte a passar a lixa levemente para deixar a parede lisa.

Cuidados após a aplicação da massa

Depois um dia em que a massa corrida ou acrílica estiver seca, para finalizar volte a passar a lixa levemente para deixar a parede bem lisa, neste caso é recomendado a lixa de número 220. Assim que finalizado todo o processo de aplicação da massa corrida ou massa acrílica é importante manter a parede limpa, para que sua parede fique conservada e pronta para receber uma nova pintura.

O que você achou das dicas para aplicar massa corrida e massa acrílica? Ficou alguma dúvida?

Compartilhe conosco suas opiniões e não esqueça de ficar sempre por dentro das nossas dicas.

Deixar um Comentário