/  Paredes   /  Qual a diferença entre selador e fundo preparador de paredes?

Qual a diferença entre selador e fundo preparador de paredes?

Sempre quando se fala em pintura de paredes, são frequentes as dúvidas. Não importa se a pintura for a primeira, em um novo imóvel, ou se for um serviço de manutenção ou de vido a troca da decoração: as dúvidas sempre vão surgir.

Muito embora a pintura seja uma das reformas mais simples de se realizar em um determinado ambiente, fato é que ela implica em uma lista de detalhes, que se não adotados durante o processo, poderão colocar tudo a perder.

Por exemplo, você achar que a pintura de paredes se dá apenas aplicando a tinta escolhida? Se você acredita nisso, saiba que está equivocado(a). Há uma série de preparos que antecedem o ato da pintura, propriamente dito.

Dentre os detalhes que precisamos levar em consideração, a preparação prévia da parede, aplicando selador ou fundo preparador de paredes merece destaque.

Sobretudo pelo fato de muita gente confundir os produtos e acreditar que é tudo a mesma coisa. Cuidado, ein?

Quer entender de vez qual a diferença entre selador e fundo preparador de paredes? Os experts do assunto, os conceituados Doutores em Tintas do Clube das Tintas vão te contar tudo a seguir, confira!

Selador X Fundo Preparador: dúvidas ocorrem até em especialistas

Sabia que até dentre os mais profundos conhecedores do segmento, é comum algumas vezes, acontecer alguma espécie de confusão e dúvidas?

Sendo assim, antes de falarmos sobre as diferenças entre o selador e o fundo preparador, bem com a funcionalidade e indicação de cada produto, é importante termos bem clara, a definição.

De acordo com uma matéria publicada no próprio blog do Clube das Tintas:

O selador pode ser do tipo comum ou acrílico. É encontrado em galões e via de regra, marca presença naquilo que chamamos de “ritual de preparação “de uma parede, nos procedimentos prévios à pintura de imóveis em geral.

Mas, no que o selador pode contribuir em uma pintura? Certamente o fator economia de tinta é uma das principais atribuições deste produto. Uma parede recém rebocada, a qual chamamos de nova, tem a tendência de sugar muito mais tinta.

Além disso, é comum que tais paredes, apesar de novas, possuam algumas imperfeições. O mérito do uso do selador em situações assim é o de uniformizar a parede, evitando que a parede “chupe” mais tinta do que seria necessário, e também de evitar manchas na pintura e má fixação da tinta, por exemplo.

(Fonte: LINK)

Quanto ao Fundo Preparador de Paredes:

…costuma ser aplicado para aumentar a coesão de superfícies, uma carência de paredes com reboco mais fraco ou em reboco novo que ainda não passou pelo processo de 28 dias de cura, por exemplo. Se trata de um material liquido, que pode ser tanto de base acrílica quanto de base de esmalte.

(Fonte: SELADOR OU FUNDO PREPARADOR DE PAREDES? DICAS IMPORTANTES)

Selador X Fundo Preparador: quando usar um ou o outro?

A regra para definir qual produto usar antes de aplicar a tinta é bem simples: faça uma breve análise da situação da parede que será pintada.

Se você observar que o reboco já passa de 28 dias, pelo menos, e pretende “selar” a parede, o ideal é lançar mão do selador. Se trata de um produto que tem como característica,  dar uniformidade à absorção da tinta, em superfícies novas.

Seja  em áreas internas ou externas, em paredes de reboco, concreto ou fibrocimento, o selador é uma ótima pedida. O produto é capaz de realizar o preenchimento dos chamados “poros” da superfície que será pintada, resultando em uma pintura final plenamente uniforme, com acabamento perfeito.

E o fundo preparador? Que situações devo notar na parede, que indicarão o seu uso?

Pense o seguinte:

  • O reboco é novo e ainda não passou o tempo de maturação e cura, de 28 dias?
  • Ao passar a mão na parede, você percebe o reboco fraco, soltando?
  • A pintura da parede está calcinada? Descascando?

Se você disse “sim” para qualquer uma destas perguntas acima, então a resposta é: use o fundo preparador de paredes, antes de pintar.

Algumas  dos benefícios do uso do fundo preparador de paredes são:

  • Ele cria uma proteção, barrando a alcalinidade;
  • Ajuda a diminuir a necessidade de um elevado número de demãos de tinta na parede;
  • Tem fácil aplicação, basta apenas utilizar um pincel, preferencialmente de cerdas macias ou de um rolo de lã com pelo baixo;
  • Extraordinária aderência, entre outros aspectos.

Como vimos, optar entre o selador e o fundo preparador de paredes é uma escolha atrelada a cada situação e estado da parede.

As duas opções podem ser válidas, e são necessárias para quem pretende obter o melhor efeito final na pintura da parede.

Sugestão de produtos

Está em dúvida sobre qual marca utilizar, tanto de selador quanto de fundo preparador? Então tome nota das nossa dicas a seguir:

Selador

Fundo Preparador

Independentemente de sua escolha, os dois produtos são fortíssimos aliados para a reforma e pintura de suas paredes. Não deixe de analisar minuciosamente as paredes e escolha o produto mais adequado às suas necessidades, beleza?

Não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais. Ajude a divulgar informações tão preciosas e importantes sobre pintura e tintas. O Clube das Tintas agradece!

Está com dúvidas? Não perca mais tempo, conte para nós que em breve respondemos pra você. Até a próxima!

Deixar um Comentário