/  Dicas   /  Qual a melhor cor para cada ambiente da casa?

Qual a melhor cor para cada ambiente da casa?

É sempre animador reformar um imóvel e trazer um novo aspecto na decoração, não é mesmo?

Uma pesquisa revelou que “73% dos brasileiros acredita que mudar as cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas”. O resultado desta pesquisa encomendada pela empresa detentora da marca Coral, foi publicado em uma matéria veiculada pelo portal Casa Abril.

O resultado do estudo nos dá uma clara amostra do quanto a pintura é importante, revelando também o alto poder de influência das cores em nossos dias.

A pesquisa ainda mostrou que “71% dos entrevistados acreditam que repintar a casa é um jeito de “recomeçar a vida” depois de uma experiência negativa, por exemplo.

As cores nos transmitem inúmeras sensações e nos oferecem um verdadeiro oceano de possibilidades e opções. Quem está planejando pintar as paredes dos cômodos da casa, do apartamento e/ou escritório, acaba “esbarrando” em algumas dúvidas.

Uma das mais recorrentes é exatamente saber qual a melhor cor para cada ambiente da casa.

Será que tem a cor certa para o banheiro, a cor ideal para o quarto, e a cor mais adequada para a cozinha?

Se você quer fugir da mesmice e da monotonia e não quer deixar os ambientes todos da mesma cor, este post está sob medida, ein?

Novamente, recrutamos os Doutores em Tintas do Clube das Tintas, para melhor lhe orientar e ajudar a responder estas e demais dúvidas relacionadas.

Conheça agora as repostas, inspire-se com nossas dicas e veja quais cores você poderá usar nos ambientes de seu imóvel!

Quais cores combinam com cada ambiente e quais sensações que elas transmitem?

Se as cores trazem sensações para nosso dia a dia, é importante conhecermos quais são as transmitidas por cada uma delas, certo? De posse dessa informação, fica mais fácil alinhar as cores aos ambientes de forma mais assertiva.

Então bora conhecer as principais cores para pintar e renovar os ambientes e o que elas transmitem pra gente?

Azul

Uma característica marcante do tom azul é o fato de dar aquele ar de amplitude, sendo então perfeito para ambientes menores.

Azul nos dá aquela sensação de calma e tranquilidade, o que é ótimo para ajudar a gente a relaxar. Além disso, a cor azul ainda está associada a capacidade de otimizar a produtividade.

Em suma, azul é uma cor que prioriza nosso intelecto, passa confiança, lógica, comunicação e eficiência. Uma cor ótima para o foco. Sendo assim, os melhores ambientes para pintar de azul são:

  • Quarto;
  • Sala de estar;
  • Banheiro;
  • Escritórios;
  • Salas de estudo.

Laranja

Laranja é um tom quente e exatamente por isso, promove a sensação de energia, calor, sendo frequentemente relacionado à criatividade, comunicação, agito, movimento.

A cor laranja tem a capacidade de combinar o físico e o emocional. Alguns ambientes legais para aplicar o tom laranja são:

  • Sala de estudos;
  • Salas de jantar (para despertar o apetite, se necessário);
  • Lanchonetes;
  • Cozinha;
  • Quartos infantis.

Amarelo

Você quer mais estímulo e energia? Adotar tons suaves e ao mesmo tempo, capazes de promover destaque ao ambiente, sensação de alegria e entusiasmo é uma ótima ideia!

O amarelo mais vivo, forte, é ideal para conferir destaque e charme aos ambientes.

Cai bem em qualquer lugar da casa, mas especialmente em:

  • Home office;
  • Sala de estar;
  • Hall- entrada da casa;
  • Quarto infantil.

Vermelho

Para algumas pessoas, a dificuldade em usar o tom vermelho é enorme. No entanto, é uma das cores mais marcantes e capazes de revolucionar um ambiente.

Ela simboliza fortuna, paixão, poder, romance e força, transmitindo também a sensação de calor e aconchego nos ambientes.

Uma boa combinação é aplicar o vermelho na parede em algum cômodo da casa que seja frio, por exemplo. Afinal, transmite a sensação de calor.

Pode pintar de vermelho as paredes de cômodos como:

  • Quarto de estudos;
  • Home office;
  • Quartos, etc.

Verde

Verde é uma cor que remete aos elementos da natureza. Imprime ao ambiente, harmonia e tranquilidade, simbolizando o equilíbrio e a saúde, bem como a pureza.

Ótima cor para trazer ao local, a atmosfera ideal para otimizar a concentração.

Use verde nos seguintes ambientes:

  • Salas de estudos;
  • Quartos;
  • Locais de reunião.

Violeta

Revelando uma atmosfera voltada à espiritualidade, com ares de plena sofisticação, violeta é uma cor versátil e que cai bem nos cômodos da casa.

Violeta confere luxo, quando se aplica um tom mais escuro. Para quem busca delicadeza e romantismo, é legal usar tons mais suaves.

Aplique em qualquer ambiente, tanto interno quanto externo.

Branco, preto e tons neutros

Branco da ar de amplitude, passa sensação de limpeza, calma, paz. Preto é pura sofisticação, mas requer uso moderado para não deixar o ambiente carregado.

Já nos tons neutros trazem sofisticação e versatilidade, podendo combinar com as mais variadas nuances.

Não existe cor certa ou errada para pintar as paredes de sua casa ou fachadas e áreas externas.

Procure apenas ter o cuidado de conhecer a personalidade de cada ambiente e lançar mão das cores que dialogam com cada local.

Dúvidas? Fale conosco! Será um prazer! Até a próxima!

Deixar um Comentário