/  Pintura em banheiro   /  Qual a melhor tinta para ambientes úmidos

Qual a melhor tinta para ambientes úmidos

O tempo passou e você sentiu a necessidade de reformar o imóvel? Com toda certeza, aplicar uma nova demão de tinta é uma das melhores maneiras de se revigorar o local, trazendo a ele uma nova atmosfera, energia e vibração positiva, não é mesmo?

Afinal aquela sensação de estar em um cômodo novinho em folha é essencial para atrair bons fluídos, gerar bem-estar ao circular e frequentar o local, bem como para a otimização estética do escritório, apartamento, residência ou comércio.

Mas, há um detalhe (dentre muitos outros) que merece uma atenção especial por parte do pintor. Por exemplo: quando se trata de um ambiente sujeito à umidade, posso usar qualquer tipo de tinta ou devo aplicar uma tinta especial?

É bem provável que você, amigo e amiga aí do outro lado da telinha, já tenha se feito esse questionamento, não é verdade?

Como você já deve imaginar, pintar ambientes úmidos requer uma certa cautela e a tinta ideal. Caso contrário, imagine só o prejuízo?

Você vai até a loja, compra uma tinta qualquer, e pinta o cômodo ou ambiente úmido, caso geralmente do banheiro, cozinha, área de serviço ou lavanderia, por exemplo.

Ao terminar a pintura, com pouco tempo, percebe que as paredes estão mofadas, cheias de manchas e marcas. Triste, não mesmo?

Dinheiro e tempo desperdiçados, e aquela sensação de que não valeu de nada investir na reforma.

Para evitar que você seja vítima dessa situação catastrófica, os Doutores em Tintas do Clube das Tintas mais uma vez entram em cena!

Saiba quais as melhores orientações para pintar ambientes úmidos, descubra qual a melhor tinta e tenha a certeza de que irá executar um trabalho impecável ao realizar a pintura.

Preparados (as)? Então me acompanhe a seguir!

Quais locais poderei precisar?

É bem comum pensarmos tão somente no banheiro, área ou fachada, quando nos referimos aos ambientes úmidos, não é verdade?

No entanto, a umidade surge também em locais como áreas externas, como por exemplo caixa d’água, piscinas, região próxima ao deck, etc.

Por estar exposto à água, estes ambientes necessitam de uma proteção extra para suportarem o desgaste provocado pela umidade.

Como não errar na pintura do local?

A principal iniciativa para não errar no momento de pintar determinado ambiente exposto à chuva ou umidade recorrente, é exatamente saber escolher a tinta ideal.

É preciso de um acabamento superior e reforçado, para que as paredes, tetos e pisos muitas vezes, possam “dar conta do recado”, evitando que manchas e mofos surjam rapidamente.

Caso contrário, ao realizar a pintura com a tinta inadequada, as chances da superfície gerar bolhas, descascar e manchar são elevadas.

Escolhendo a alternativa correta

A melhor tinta para ambientes úmidos é exatamente aquela que esteja de acordo com o contexto, ou seja, que consiga atender a demanda de forma positiva.

Podemos essencialmente nos ater em 2 tipos de tintas que atendem bem as expectativas da umidade: as tintas acrílicas e as tintas do tipo epóxi.

A tinta acrílica possui versões premium, que são as mais conceituadas no mercado com a finalidade de atender as necessidades de ambientes úmidos.

A tinta acrílica promove maior resistência à umidade, sendo que algumas versões ainda oferecem proteção antimofo. O ideal é levar em conta todos estes aspectos, ao optar pela tinta acrílica e ainda de preferência, escolher uma tinta acrílica que seja do tipo lavável.

Isso otimizará a manutenção da pintura e prolongará o tempo de vida útil de sua pintura.

Quanto a tinta epóxi, é outra opção que poderá ser assertiva na missão de pintar ambientes úmidos.

Lugares frequentemente molhados e expostos à chuva, tem na tinta epóxi uma forte aliada contra à abrasão. Possui extraordinária  durabilidade e alto poder de impermeabilização.

Posso usar qualquer tipo de acabamento?

Outro detalhe muito importante ao escolher a melhor tinta para ambientes úmidos é o acabamento.

Isso pelo fato de que, para que a resistência e durabilidade da pintura seja otimizada, escolher uma tinta de acabamento brilhante é fundamental.

Leve essa dica em conta, quando for comprar sua tinta para pintar a área úmida, ok?

Colocando a mão na massa

O Clube das Tintas indica as seguintes tintas para você usar na reforma de locais úmidos:

  • Coral Wandepoxy: tinta que pode ser usada também para a pintura de azulejos, por exemplo;
  • Coral Resina Acrílica: pode ser usada em ambientes úmidos e até nos telhados;
  • Tinta Para Caixa D’água Weg: permite a pintura de caixas d’água, cisternas e reservatórios de água potável em geral.

Escolhida a tinta, veja como colocar a mão na massa:

  • O primeiro passo é limpar as paredes, telhas e/ou caixa d’água. Para tanto, basta utilizar um pano úmido ou até mesmo uma escova/ esponja. Remova a sujeita para deixar o local limpo e apto a receber a pintura;
  • Em paredes com rachados e demais imperfeições, se faz necessário aplicar massa corrida e lixar o excesso;
  • O segundo passo é simplesmente pintar o ambiente com a tinta escolhida. Use os equipamentos necessários e não esqueça de cobrir pisos e móveis.

Algumas dicas extras para facilitar a pintura, você acessa nos links abaixo:

Como colocar fita crepe na parede para pintar?

Quanto tempo demora para a tinta acrílica secar

Quanto tempo demora para passar massa corrida?

 Como pintar parede manchada de vazamento?

E então, prontos para pintar com a melhor tinta? Conte pra nós sobre sua experiência e compartilhe este post com seus amigos! Até a próxima!

Deixar um Comentário