/  Dicas   /  Qual o tempo de secagem da tinta esmalte sintético?

Qual o tempo de secagem da tinta esmalte sintético?

Segundo a NBR 15494 de abril de 2010: “Esmalte sintético e tinta a óleo são as tintas brilhantes à base de solvente com secagem oxidativa, utilizada em interiores e exteriores para proteção e decoração de superfícies como: alvenarias, madeiras e metais ferrosos.”

Considerada um dos tipos de tintas mais versáteis do mercado, a tinta esmalte ou esmalte sintético, muitas vezes é a solução ideal para o seu projeto de pintura residencial ou comercial.

No senso comum, é fato recorrente a ideia de que o esmalte sintético demora muitos mais tempo para secar. Será?

Sem dúvidas, uma das grandes dúvidas em relação ao produto, é saber de forma correta, qual o tempo de secagem da tinta esmalte sintético.

Quer entender mais sobre o assunto, descobrir em quanto tempo a tinta estará seca, bem como as principais indicações do produto e demais dicas relacionadas com o assunto?

Então fique com a gente! Nossos Doutores em Tintas vão te contar tudo o que você precisa saber em relação a tinta esmalte sintético, acompanhe a seguir!

Tinta esmalte sintético: características

Há no mercado, uma variedade imensa de tintas e tipos, e mesmo na categoria de tinta esmalte sintético, é possível encontrarmos diferentes marcas e qualidades.

Dentre as principais características deste produto, podemos destacar sua indicação específica, que é a de proteger e dar revestimento ao objeto/superfície onde for aplicado.

O esmalte sintético pode ser usado em uma extensa gama de locais, como por exemplo:

  • Em estruturas e objetos de ferro ou madeira, em especial nas superfícies que requerem constante manutenção;
  • Janelas;
  • Portas;
  • Portões de ferro;
  • Corrimãos;
  • Rodapés;
  • Escadas;
  • Locais que sofrem com maior desgaste;
  • Estruturas metálicas, etc.

A alta durabilidade e o acabamento perfeito, são alguns dos principais benefícios em se utilizar a tinta esmalte sintético. Sobretudo em objetos e peças que ficam expostas ao ar livre, a proteção da tinta esmalte é uma vantagem a se considerar.

Até mesmo a maior facilidade de se limpar os ambientes e objetos pintados com tinta esmalte, e a resistência aos danos, somam a favor do produto.

Você deve estar se questionando do outro lado da telinha:

Posso usar a tinta esmalte sintético em alvenaria, ou ela é indicada apenas para ferro e madeira?

Na verdade, sim. Com a tecnologia atual, hoje já podemos inclusive usar este tipo de tinta na alvenaria, ou seja, é possível pintar também paredes e tetos com ela.

O interessante é o acabamento diferencial que ela promove, com aspecto brilhante, semelhante ao que ocorre com o esmalte de unhas mesmo. Há também tintas de esmalte sintético com acabamento fosco, ou seja, tem pra todos os gostos!

Tinta esmalte sintético: à base de água?

Um fator que antigamente era bem negativo, diz respeito à tinta esmalte à base de óleo. Para utilizá-la, além da necessidade de solventes, o que por si só já lançava no ar aquele cheiro forte, ela tinha um odor que impregnava o ambiente.

No entanto, hoje em dia temos a tinta esmalte sintético à base de água, bem mais fácil de aplicar e que dispensa o uso de solventes. Além disso, ela não promove aquele cheiro forte de tinta.

O que é preciso para aplicar tinta esmalte sintético?

Se você faz questão de ter ótimos resultados na pintura, deve antes de tudo se ater a reunir as ferramentas ideais para executar a tarefa.

Ao trabalhar com tintas esmalte, adquira pinceis de qualidade e indicados para este tipo de tinta.

Se a tinta for à vase de óleo, utilize pincéis chineses ou de pelo de boi. Estes produtos têm cerdas mais macias, capazes de espalhar mais facilmente a tinta.

No entanto, se a tinta for à base de água, a melhor opção é lançar mão de pincéis de fibras sintéticas.

Tinta esmalte sintético: tempo de secagem

Para que a tinta esmalte sintético à base de óleo seque, é preciso aguardar de oito até 24 horas.

No entanto, se a for de base aquosa, o tempo é bem menor. Leva cerca de uma a duas horas, ao toque.

É importante levar em conta um fator primordial, que está intimamente relacionado ao tempo de secagem: o fator temperatura e umidade.

Esta condição possui efeito direto sobre o tempo de secagem. Isto explica porque muitas vezes os projetos de pintura e reforma no ambiente externo leva maior tempo para secar.

Confira sempre o rótulo da embalagem da tinta e suas instruções. Há algumas fórmulas que prometem a secagem rápida, levando apenas de 15 a 20 minutos.

Dicas importantes

Antes da pintura, confira as dicas dos nossos Doutores em Tintas:

  • Antes de iniciar o trabalho com a pintura com tinta esmalte, aplique um primer no local que receberá a tinta. Com isso, ela terá menos chances de borrar ou descascar, por exemplo;
  • Se quiser um acabamento impermeável, aposte em tintas que possuam na fórmula, componentes de verniz incorporados a elas. Elas criam esta barreira da impermeabilidade, protegendo mais o local que foi pintado.

Além disso, anote as indicações de tinta esmalte sintético:

Você costuma usar este tipo de tinta em suas reformas? Tem obtido bons resultados? Conte pra nós!

E não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos e contatos nas redes sociais.

Em breve retornaremos com mais um monte de dicas legais sobre pintura, reforma e decoração de ambientes pra você, até a próxima!

Deixar um Comentário