/  Dicas   /  Qual parede de uma sala deve ser pintada com cor diferente?
pintura na pandemia

Qual parede de uma sala deve ser pintada com cor diferente?


Qual parede de uma sala deve ser pintada com cor diferente?

Sabe quando chega um momento que você quer mudar a decoração e estética dos ambientes, e decide pintar uma parede da sala com cor diferente?

Quando esse momento chega, ele não vem sozinho. Por exemplo, ele vem carregado de alguma dúvidas que eu aposto que você aí do outro lado, que se identifica com o tema, também tem.

Por exemplo:

Qual cor usar?

Qual a melhor tinta?

Como escolher qual parede receberá a cor diferentes das demais?

Viu só como são diversos questionamentos?

Se você também tem estas e demais duvidas sobre pintura, como por exemplo qual parede de uma sala deve ser pintada com cor diferente, continue aqui.

No post de hoje aqui no blog do Clube das Tintas, respondemos tudo para você, confira!

Escolhendo a parede de destaque para pintar na sala

Quando durante a reforma dos ambientes, em sua decoração, uma parede ganha destaque, ou seja, recebe uma cor diferente, escolher qual será a parede é a primeira ação a se tomar.

Vale dizer que essa técnica traz um visual diferenciado para o cômodo, no caso, para a sala.

Quando essa parede da sala é definida, ela é vista então como o que chamamos de ponto focal.

Para escolher a parede, pense nos seguintes aspectos:

  • No ambiente há uma estante embutida? Uma lareira, talvez? Ou ainda, algum móvel, objeto que você gostaria que ganhasse destaque?
  • Caso sua resposta para a pergunta acima seja sim, você pode e deve utilizar a parede destacada para direcionar o olhar.
  • Antes de mais nada, ao escolher a tinta, tenha em mente o aspecto, clima e sensação que gostaria de emitir na sua sala.
  • Dessa maneira, fica mais fácil estabelecer um esquema de cores.

Definindo a parede

Você já tem um ponto focal na sala, certo? Em linhas gerais, é sempre melhor destacar o ponto de interesse que já existe na sala, do que estabelecer um novo.

Por exemplo, se você tem uma lareira, esse é um ponto focal natural embutido que já está presente na sala (não há necessidade de criar algo diferente). Contudo, é possível fazer com que ele ganhe mais destaque, pintando a parede com uma cor diferente das demais. O ponto focal geralmente é a parede atrás do sofá.

No caso de não ter um ponto focal natural na sala, você pode criar um. Para tanto, selecione a melhor parede para pintura destacada.

Antes de pintar uma parede de destaque na sala, certifique-se de que não haja concorrência com as outras paredes da sala.

Se qualquer uma das paredes adjacentes tiver algum elemento chamativo, caso por exemplo, de um espelho grande, quadros e demais decorações, se a parede de destaque estiver posicionada ao lado dela, o ambiente ficará confuso,

Lembre-se de que se algo na sala deve ser destaque, os outros elementos da decoração devem desempenhar papéis de coadjuvantes. Sendo assim, jamais crie um ambiente confuso.

Leve em consideração também, se a parede que você escolheu não tem janelas ou portas. Não que isso seja proibido. Contudo, esteticamente é bem mais bonita uma parede sem janelas.

Se a sala, por exemplo, for um ambiente comprido, o ideal é optar pela parede mais distante e curta.

Dicas de cores para pintar paredes de destaque na sala

Para pintar uma parede com cor diferente, temos um post exclusivo com dicas poderosas para otimizar todo seu trabalho.

Clique no link a seguir e confira: 3 Dicas de como pintar parede de cor diferente.

Escolha a cor padrão e a cor de destaque

Agora que você já tem em mente o ponto focal, a parede que receberá a pintura diferenciada na sala e já assimilou as lições de como pintar a parede de cor diferente, é hora de escolher a cor padrão e a cor de destaque.

Falando sobre a cor de destaque, uma boa estratégia para não cometer erros é optar por cores suaves.

Claro, é possível e bem aceitável optar por cores vibrantes, afinal, elas também funcionam na parede de destaque. Porém, a princípio, caso você queira um tom considerado ousado, tenha um certo cuidado.

Muitas pessoas optam por cores fortes, consideradas ‘da moda’, contudo, rapidamente se cansam.

Tons neutros, via de regra, demoram mais tempo para ‘cansar’, são cores clássicas e se mantém sempre atuais.

Outra dica é optar por um tom mais fechado na parede de destaque, afinal, uma cor mais escura reflete um contraste maior em relação as paredes mais clara, o que chama mais atenção para a parede de destaque na sala.

Você também pode inverter, aplicando uma cor mais clara como destaque, pintando as demais paredes com cores mais escuras. Mas fique atento: no caso do ponto focal ser mais ‘leve’ do que a parede que está na sua frente, pode haver certo desequilíbrio.

Agora que você já escolheu as cores, é hora de colocar em prática os ensinamentos adquiridos.

De bônus, confira nos links a seguir, mais algumas dicas relevantes que te ajudarão na pintura:

Reforma de fim de ano – dicas para não errar na pintura das paredes

Como pintar paredes em minutos- 3 Dicas de pintura rápida

Dúvidas? Fale conosco, será um prazer lhe ajudar!