/  Dicas   /  Quanto tempo demora para a tinta acrílica secar

Quanto tempo demora para a tinta acrílica secar

Muitas vezes, quando planejamos pintar uma residência ou imóvel,  nos questionamos sobre uma série de detalhes. Por exemplo, quanto tempo esperar entre uma demão de tinta e outra?

Sendo mais específico, quanto tempo demora para a tinta acrílica secar, por exemplo? – essa é uma pergunta recorrente, haja vista que há diferentes tipos de tintas no mercado e a acrílica está entre as mais utilizadas.

Saber essa informação é importante, até mesmo para ter um tempo estimado de quanto levará para concluir a reforma e pintura do local desejado.

No tocante a tinta acrílica, algumas outras informações também são necessárias, como por exemplo:

  • O que caracteriza a tinta acrílica?
  • Como devo pintar uma parede com tinta acrílica?
  • Quais cuidados devo levar em conta, antes de pintar com tinta acrílica?

Quer saber quanto tempo demora para a tinta acrílica secar, bem como as respostas para as perguntas acima?

Nossos Doutores em Tintas do Clube das Tintas responde estas e outras dúvidas pertinentes, confira a seguir em mais um post especial do nosso blog, só para você!

Tempo para tinta acrílica secar: preparativos

Seja você não é  um profissional da pintura, e se considera  um pintor de “fim de semana”, é sempre importante aprender (e reaprender) os conceitos básicos de pintura de imóveis, para que o resultado fique agradável e do jeito que você esperava.

É exatamente na aquisição e conhecimento prévio e necessário, que muitas pessoas pecam, negligenciando este passo tão importante para a realização de um trabalho de qualidade.

Lembre-se sempre que, por se tratar de um trabalho sobretudo de acabamento, a pintura é carregada de detalhes, onde qualquer vacilo poderá acarretar em problemas.

O intervalo de tempo entre uma demão e outra, especialmente quando se trata do uso de tinta acrílica, é um destes detalhes capazes de fazer toda a diferença.

Pintar antes do tempo, ou seja, antes de secar, pode colocar a perder todo o trabalho, gerando um resultado frustrante.

Antes de falarmos exatamente sobre o hiato necessário entre uma mão de tinta e a outra, devemos nos ater essencialmente à preparação da parede que receberá a tinta acrílica.

Ela deve ser limpa, sem manchas de mofo, buracos ou fissuras. No local onde houver fissuras e massa caindo, é importante refazer o trabalho, aplicando massa corrida, lixando e deixando em ponto de pintura.

Além disso, pode ser necessário aplicar um produto selador. Ele irá ajudar a dar um acabamento de maior qualidade na pintura, sem contar com o fato de que com o selador, usa-se menos tinta para cobrir a parede.

Tempo para tinta acrílica secar: o que é tinta acrílica?

Sobre a tinta acrílica, ela é bem similar a tinta látex. Pode ser dissolvida com água e oferece boa cobertura e secagem rápida.

Como ela possui resinas acrílicas em sua composição, a tinta acrílica promove ao local onde é aplicada, ação impermeabilizante.

Muito usada em ambientes externos, como paredes, muros e fachadas, exatamente por sua ação impermeabilizante, a tinta acrílica também pode ser usada com êxito na parte interna do imóvel, como no lavabo e na cozinha.

O acabamento da tinta acrílica pode ser desde o fosco até o brilhante, tudo dependerá da escolha e da marca do produto em questão.

Aplicando a tinta acrílica: ao toque, entre demãos e final

É comum que você, ao adquirir sua tinta, encontre na embalagem os termos “ao toque, entre demãos e final”.

Para facilitar a compreensão dos termos, iremos exemplifica-los a seguir:

  • Ao toque: significa o tempo necessário para que se encoste na pintura ou a toque, sem que a mesma borre ou manche. Se trata de um período determinante para que a tinta se “mature”, ou seja, ganhe a firmeza necessária. Não respeitar este tempo fatalmente danificará a pintura;
  • Entre demãos: o termo especifica exatamente o período de espera necessário para que se possa aplicar a outra mão de tinta na parede. Algumas vezes pode ser necessário mais que uma demão, e o intervalo deve ser seguido à risca. Caso contrário, poderá danificar a pintura;
  • Final: como o termo já indica, significa o tempo que a pintura levou para definitivamente ser concluída. É quando já é possível tocar a parede sem se sujar de tinta ou danificar a pintura.

Tempo de secagem da tinta Coral

A linha “Rende Muito”, da marca Coral, é uma das melhores que temos no mercado. Seu tempo de secagem ,de acordo com as informações da embalagem, é de 30 minutos ( toque ) e 4 horas (entre as demãos ) e também final.

Ou seja, se for usar esta tinta, espere ao menos 4 horas antes de aplicar a demão.

O tempo pode variar, de acordo com as condições climáticas do dia em que você estiver pintando.

Por exemplo, se você optar em pintar as paredes em um dia chuvoso, frio e úmido, com certeza o tempo de secagem será mais elevado do que aquele descrito na embalagem.

Além disso, o período que leva para a tinta secar pode sofrer alterações de acordo com o tipo de tinta, marca e acabamento.

Mesmo no que se refere a tinta acrílica, entre as diferentes marcas, podemos ter variações no tempo necessário para secagem.

Se tiver dúvidas sobre a necessidade de aplicar outra demão, observe a qualidade da pintura. Se a estética estiver de acordo com o que você deseja, não será necessário.

Dúvidas sobre o tema? É só perguntar que respondemos! Compartilhe o post com seus amigos, ok? Até a próxima, pessoal!

Deixar um Comentário