/  Dicas   /  Quantos litros de tinta comprar?

Quantos litros de tinta comprar?

Chegou a hora de renovar a cor da parede da sua casa, comércio ou escritório, seja pelo desgaste cruel do tempo, ou seja simplesmente porque você enjoou de como elas estão e ficou com vontade de mudar um pouco o ambiente.

Nesse momento, muitas questões e dúvidas vêm à tona, como por exemplo, quais são os materiais ideais para fazer a reforma, quais as cores serão escolhidas e quantas latas de tinta vão ser necessárias.

Uma das principais dúvidas que aparecem na hora da pintura, é justamente o quanto de tinta será usada, até porque ninguém quer parar a pintura no meio para ir comprar mais, ou finalizar a pintura e ver que sobrou bastante produto, que provavelmente você não irá utilizar, tendo o investimento em vão.

É por isso que hoje vamos te ajudar a saber quantos litros de tinta comprar na hora de deixar a sua parede do jeito que você quer. Confira!

Quantos litros de tinta comprar? A matemática será fundamental!

Decidir somente pela “intuição” sobre quantos litros de tinta comprar, de fato não é uma boa decisão. Certamente, no meio do processo da pintura você poderá ter que parar tudo para ir à loja mais próxima comprar mais. Ou ainda, caso não faltar tinta, poder ser que no fim da pintura, você perceba que investiu mais do que necessário, gerando o desperdício do produto e do seu dinheiro.

Para não ocorrer nenhum dos dois casos, calcular vai ser fundamental, mesmo que você não se familiarize muito com a área matemática. Pode ter certeza, no final valerá a pena, e não terá sido tão difícil assim.

Etapas antes de comprar as tintas

Antes de sair para comprar as tintas, é importante conferir algumas coisas básicas, mas que se deixadas de lado, o resultado da sua pintura irá ser diferente do que você gostaria. Por isso, vamos nos organizar com uma breve lista de preparação:

  1. Tenha certeza de que você tem todos os materiais necessários para a pintura em mãos.

Certifique-se de que você possui os pinceis e rolos adequados ao tipo de pintura pretendida nas paredes, tenha também bandejas de tinta, lonas ou papelão para proteger o chão dos prováveis respingos de tinta, fita crepe para tapar rodapés e molduras de janelas, lixa e espátulas para a preparação da parede.

  1. Prepare toda a área da parede

Para ter o resultado esperado, uma boa preparação das paredes é indispensável. A parede deve estar extremamente limpa e lixada, caso contrário, mais tinta terá de ser usada.

Você pode ainda optar por passar massa corrida e lixar a parede, a fim de deixar a parede totalmente nova e sem nenhum tipo de desnível.

  1. Decida-se sobre a cor da tinta

Se você ainda não escolheu a cor das tintas que irá utilizar, é melhor se decidir com antecedência, para evitar compras por impulso e acabar se arrependendo.

Caso já tenha decidido a cor que vai cobrir as paredes, busque alternativas para ver a cor já aplicada, veja lugares pitados com o tom, ou adquira um pequeno galão, para realizar o teste de cor e ter certeza da escolha.

  1. Verifique os tipos de tintas

Existem diversos tipos de tintas no mercado, então antes de comprar verifique se você está optando pela mais adequada ao tipo e local da pintura.

As tintas variam desde a qualidade de produto, ao tipo de pintura e locais apropriados. Existem as tintas laváveis, voltadas para pinturas externas, que tem contado direto com sol e chuva, ou a esmalte, próprias para pintura de madeira, como rodapés e portas, por exemplo.

Caso a pintura seja em azulejos a epóxi é a indica.

Quantos litros de tinta comprar? Realizando o cálculo da quantidade de tinta

Após seguir todas as etapas, ter os materiais, preparar as paredes, escolher a cor e o tipo mais adequado de tinta, chegou a hora de calcular quantos litros de tinta serão necessários comprar para a pintura.

Para realizar o cálculo da quantidade de tinta a ser utilizada, você precisará apenas de caneta ou lápis, papel para anotação, fita métrica ou trena e uma calculadora para facilitar a realização dos cálculos.

Iniciaremos descobrindo a área total em metros quadrados que será pintada, para isso será necessário:

  • Medir com a trena a altura e comprimento da parede;
  • Após a medição, multiplicar as duas medidas, dessa forma você terá a área total daquela parede em metros quadrados;
  • Usando o mesmo cálculo acima, subtraia o espaço tomado por janelas e portas na medida da área geral.

Após descobrir a área total a ser pintada, vamos olhar na embalagem do produto um dado que informa o rendimento do produto para cada demão de tinta, que será necessário para a realização do cálculo final, esta informação já é dada em metros quadrados.

A fim de termos a informação da quantidade de tinta a ser usada, multiplicaremos a área total a ser pintada com o número de demãos de tinta que serão dadas nas paredes, o ideal e recomendado são duas demãos.

O resultado desta multiplicação deve ser dividido pelo número encontrado na embalagem, indicando o rendimento do produto para cada demão, dessa forma você obterá o total de litros de tinta necessários para pintar toda área.

Para entender um pouco melhor segue a fórmula com exemplo:

Q (Quantidade de tinta)
A (Área de pintura em m²)
D (Demãos a serem dadas, o indicado são duas)
RP (Rendimento do produto)

Hipoteticamente se a área for de 750 m², sabendo que o mais indicado são duas demãos de tinta, e o rendimento do produto é de 250 m², a quantidade de tinta será de 6 litros.

Não é tão difícil assim, não é mesmo? Agora você nunca mais irá errar a quantidade de tinta na hora de realizar uma pintura.

Dúvidas? entre em contato conosco e não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar as outras pessoas que também precisam destas valiosas informações! Até a próxima! 

Deixar um Comentário