/  Sem categoria   /  QUANTOS LITROS DE TINTA USAR PARA PINTAR?

QUANTOS LITROS DE TINTA USAR PARA PINTAR?

É chegado o grande momento. Fazer uma reforma, dar o acabamento adequado ao local, bem como, executar os procedimentos de manutenção para deixar sua casa, loja, empresa ou imóvel, bonito e do jeitinho que deseja, implica em alguns detalhes e conhecimentos básicos.

É claro que as dúvidas surgirão a todo momento, principalmente quando falamos sobre pintura. Aqui no blog do Clube das Tintas, costumamos responder vários dos questionamentos que nos chegam diariamente.

Um dos mais comuns, diz respeito a quantidade de tinta que é necessária, para pintar determinado cômodo ou até mesmo, um imóvel todo.

Pois bem, para ajudar nossos leitores a desvendar este “enigma”, criamos este artigo. Basta acompanhar e descobrir. Está preparado (a)? Então vamos lá e nunca mais você terá aquele problema de comprar tinta a mais ou a menos.

Quantos litros de tinta usar para pintar: você gosta de matemática?

Talvez você ame matemática, ou por outro lado, seja avesso aos cálculos. Independentemente de sua posição em relação ao tema, a matemática será imprescindível para ajudar você a estabelecer a quantidade ideal de tinta a ser usada na sua pintura.

Pode ter certeza: valerá muito a pena descobrir o resultado desta conta. É sua chance de eliminar de vez, a palavra desperdício, em suas pinturas e reformas, ou ainda, evitar aquele inconveniente de, no meio da pintura, ser obrigado a parar e “voar” em busca de mais tinta.

E quando a cor exata que você utilizava, acabou na loja? E quando demora a chegar? É uma situação bem ruim, que acaba atrasando a conclusão de todo o projeto de pintura.

Vamos então, ao passo a passo do que você deve fazer, para obter o resultado exato da quantidade de tinta a se utilizar na reforma do ambiente.

Quantos litros de tinta usar para pintar?

Quantos litros de tinta usar para pintar: materiais necessários

Para executar a medição dos ambientes e realizar o cálculo, você vai precisar de:

-Lápis ou caneta;

-Bloco de anotações;

-Trena;

-Calculadora.

Quantos litros de tinta usar para pintar: tipo de superfície e acabamento são importantes

É importante mencionarmos que, embora a fórmula matemática que iremos adotar para concluir a quantidade de tinta a ser utilizada na pintura, seja exata, poderá haver algum tipo de variação, em decorrência do tipo de superfície que será pintada, número de demãos, bem como, o tipo de acabamento adotado.

Por exemplo, a superfície a ser pintada, pode variar entre:

  • Gesso;
  • Teto;
  • Piso;
  • Metal;
  • Parede;
  • Madeira.

Para fins deste artigo, vamos nos ater à pintura de paredes, ok? E quanto ao acabamento, apenas pintar, desconsiderando efeitos decorativos, que implicam no uso de uma maior quantidade de galões de tinta, dependendo do contexto.

Quantos litros de tinta usar para pintar: medindo os cômodos

Quantos litros de tinta usar para pintar?

O primeiro passo, antes de comprar a tinta, é realizar a medição do local que será pintado.  Feito isso, é necessário que a superfície da parede tenha seu número de área em metros quadrados.

Para tanto, proceda da seguinte forma:

  • Meça a altura de cada parede e seu comprimento;
  • Some depois a quantidade de paredes que receberão a tinta;
  • Se for o caso de pintar janelas e portas, faça o cálculo separado, pois o tipo de tinta utilizado nestas áreas é outro.

Para ilustrar esta conta, veja:

Suponha que o ambiente a ser pintado, oferece os seguintes números:

Altura = 3m (Três metros)

Largura = 2,7m (Dois metros e setenta centímetros)

Formula = Altura X Largura

3m x 2,7m = 8,1m

Temos, então:  8,1 metros quadrados de área (Fonte: http://www.industriahoje.com.br/como-calcular-o-metro-quadrado-de-uma-parede).

Feito isso, siga as seguintes etapas:

1-      Observe as instruções do fabricante da tinta, geralmente disponíveis na lata do produto, e sempre calcule a área que será pintada (altura x largura).

2-      Não se esqueça de descontar os vãos, janelas, portas, rodapés.

3-      Aplique então, a seguinte fórmula, chamada de “taxa de cobrimento”:

Q = Quantidade de produto A = Área de pintura em m² D = Número de demãos recomendado pelo fabricante RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta.

Pode ser que você nunca tenha se dado conta disso, porém, via de regra, esta fórmula consta na própria lata de tintam de acordo com o fabricante.

No site da Coral, marca que comercializamos no Clube das Tintas, eles dão o seguinte exemplo, baseado na fórmula aplicada acima:

Para cobrir uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta.

Viu como é fácil acertar?

Dicas importantes

Para complementar as informações, leve em conta as dicas a seguir:

  • A qualidade da tinta faz toda a diferença. Desta forma, procure por tintas de melhor qualidade, como as que são disponibilizadas no site Clube das Tintas. Uma tinta de qualidade inferior, que muitas vezes, se torna mais atrativa pelo valor bem abaixo do mercado, quase sempre, necessitará de um número bem mais extenso de demão.

Desta forma, você pode até mesmo triplicar no número de galões de tinta. Com isso, o valor pode ser ainda maior, do que você pagaria por uma tinta de qualidade melhor.

  • Lembre-se dos retoques: é sempre bom ter um pouco a mais de tinta, para eventuais retoques. Não precisa exceder muito a quantidade de tinta obtida no cálculo, mas deixe uma “folga” de segurança.
  • Antes da pintura, prepare bem a parede, retire mofo, deixe-a lisa e utilize rolo que não promove respingo.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a obter o cálculo adequado de quanto de tinta é preciso para pintar! Até a próxima!

Deixar um Comentário