/  Dicas   /  Saiba como fazer pintura 3D
Dicas-para-renovar-paredes-descascadas-e-mofadas3

Saiba como fazer pintura 3D


Pintura 3D nos ambientes da casa ou lojas, empresas e escritórios, pode ser a solução perfeita para investir em uma decoração mais criativa no imóvel.

Definida como um tipo de arte capaz de criar uma ilusão de óptica a quem observa, a pintura 3D promove aos olhos a nítida sensação de enxergar aspectos como elementos soltos, buracos e até relevos no cenário onde está aplicada.

Certamente, se você chegou até aqui, é porque está mega interessada em saber como fazer uma pintura tridimensional em seu lar ou escritório. Para te ajudar na missão, recrutamos nossas Doutoras em Tintas, do Clube das Tintas e preparamos o artigo de hoje.

Podemos até dizer que se trata de um pequeno guia para todo mundo entender melhor a pintura 3D e aplicá-la nas paredes.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o tema, a seguir!

Pintura efeito 3D : o que é?

Acima de tudo, é importante que antes de partirmos para as técnicas e a aplicação, saibamos o conceito do que se trata esse tipo de pintura, certo?

Você sabe o que quer dizer “3D”?  É exatamente o chamado espaço tridimensional. Ele é composto, obviamente de três dimensões. São elas:

Altura, profundidade e largura. Simples, não?

Quando a decoração, reforma do ambiente por meio da inserção de novas cores, leva a técnica tridimensional em conta, ela estabelece essa ilusão, ou seja, é possível enxergar altura, profundidade e largura nas formas desenhadas na parede.

Um clássico exemplo é quando é pintada uma paisagem. Ao olhar para um quadro com tal conteúdo, a sensação é a de fazer parte do cenário pintado, não parece ser um simples quadro ou uma simples pintura na parede.

Como posso fazer uma pintura 3D na parede?

Falamos em parede, que é o mais comum, mas tenha em mente que é possível realizar esse trabalho também no chão e muros. Basta uma pitada de criatividade, alguma habilidade de desenho geométrico e tintas. Contudo, há ainda outras opções para decoração 3D, como papel de parede.

Mas, afinal de contas, de qual maneira colocar uma bela pintura tridimensional em seu imóvel?

Pois bem, você precisará de utensílios como:

·         Tinta;

·         Caçamba para tinta;

·         Gesso;

·         Lixa de parede;

·         Fita-crepe;

·         Rolo de pintura;

·         Lona plástica;

·         Régua;

·         Lápis,

·         Pincel;

·         Massa corrida;

·         Misturador;

·         Moldes/stencil para pintura;

·         Trincha;

·         Espátula;

·         Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botas, capacete ou boné, óculos de proteção e máscara.

Com tudo reunido, sempre bom lembrar que:

·         A parede precisa estar em ponto de pintura;

·         Se estiver suja, descascada, caindo reboco, com fissuras e mofo, deve ser ‘zerada’, antes de pintar, certo?

·         Se for preciso aplicar massa corrida, siga os procedimentos descritos na embalagem, tanto de aplicação quanto de secagem.

Agora que você está ciente de que a parede ou qualquer outra superfície onde você fará a pintura com efeito de três dimensões, deve estar preparada, veja algumas maneiras de executar a tarefa:

·       Faça a pintura com figuras geométricas

Um recurso muito comum em pintura 3D é usar o formato geométrico. Se você nunca fez um efeito 3D decorando algum ambiente em sua vida, essa é a melhor maneira de começar.

Não há muito segredo, você define a forma que deseja desenhar em sua parede e define também  as cores que trarão o efeito de  luz e sombra no cômodo.

pintura efeito 3d

Para não errar, você precisa distribuir as tonalidades de um modo que criem a ilusão de espaço, lembra?

Escolhidas as cores, desenhe o formato geométrico, sempre de lado a lado na parede que será renovada.

Feito isso, você criará o efeito luz e sombra. Dica: aponte a sombra , sempre para o mesmo lado em todas formas geométricas desenhadas. Do contrário,  você não terá o desejado efeito 3D.

Em linhas gerais, o procedimento pode ser feito da seguinte forma:

1. Você escolhe o desenho, anota no papel a medida da parede e desenha mais ou menos como quer a pintura;

2. Define as cores de cada forma, colorindo o desenhos com suas respectivas cores;

3. Cubra o chão e possíveis objetos que estejam sujeitos aos respingos de tinta;

4. Dê aquele último ‘talento’ nas paredes, certificando-se de que ela esteja limpinha e novinha para receber a pintura em 3D;

5. Aplique fita crepe, marcando o desenho. Apenas não coloque tanta pressão na hora de inserir a fita na parede, para que ao retirar, não solte tinta junto;

6. Inicie pintando a parede de cima para baixo, com um pequeno rolo nas paredes maiores. Aplique o pincel para o acabamento da pintura que seja próximo da fita;

7. Espere a tinta secar e com o máximo cuidado, retire a fita crepe da parede

Pronto! Transformação concluída.

·       Faça a pintura com efeito tridimensional de forma completa

Se você é quase um Leonardo da Vinci, e está habituado a desenhar e pintar, pode partir para uma pintura, digamos mais completa em sua decoração.

Paisagens e imagens mais reais, podem ser reproduzidas no ambiente e promover uma aspecto realista e tridimensional ao espaço. Que tal?

Por ser algo mais detalhado e até certo ponto, complexo, saiba que não há um tipo de passo a passo, pois tudo pode variar de acordo com suas intenções e necessidades.

Contudo, o fator luz e sombra continua sendo o calcanhar de Aquiles do efeito tridimensional. Afinal, é a sombra que demonstrará onde está o “topo” do desenho, bem como de onde vem a iluminação natural e qual a parte se localiza abaixo, com o sombreado.

No vídeo que você confere abaixo, você pode visualizar melhor o procedimento de pintura 3D.

Clique aqui e assista

Dúvidas sobre pintura 3D? Não perca tempo, entre agora mesmo em contato!