/  Sem categoria   /  Guia completo sobre o sistema de cores RAL mundiais

Guia completo sobre o sistema de cores RAL mundiais


Você já ouviu falar sobre o sistema de cores RAL? Se você atua no ramo da arquitetura e decoração, e sua for “não conheço”, eu vou te contar uma coisa: deveria!

O  conceituado sistema RAL DESIGN de cores, a princípio, foi desenvolvido para complementar a paleta de cores de projetos voltados à decoração mais sofisticada.

Para termos ideia as importância desse sistema de cores, ele é considerado o preferido, pelo que atuam em segmentos como:

  • Arquitetura;
  • Design;
  • Agências de publicidade, entre outros.

Talvez você do outro lado da telinha não saiba, mas o sistema RAL DESIGN de cores foi criado na Alemanha. Mais precisamente no ano de 1927, partindo de uma tabela de 40 tonalidades.

Conforme publicado na Wikipédia:

“ Uma comissão alemã para definição de normas técnicas criou uma coleção de 40 tons denominado RAL 840 a fim de padronizar a descrição de cores na indústria. Em 1930,  recebeu o nome RAL 840 R e uma nova revisão, de 1961 adicionou novas tonalidades ao conjunto. Sendo assim, recebeu o nome RAL 840 HR. Atualmente, o termo RAL designa uma ampla linha de produtos destinados ao controle de reprodução de cores na indústria, artes gráficas e sistemas digitais.”

Popular não apenas na Alemanha, mas nos 4 cantos do mundo, esse sistema de cores fornece aproximadamente de 1.625 cores harmonizadas com a matiz (H), luminosidade (L) e pureza (chroma) (C).

Dessa forma, quem busca por um projeto de cor individual encontra no sistema RAL, a ferramenta perfeita, graças às métricas de tons de cores por ele, definidas.

Quer saber mais sobre esse sistema de cores e conferir suas tonalidades? No post de hoje você descobre tudo o que precisa para ficar bem informado (a) com mais essa solução, confira!

Principais dúvidas sobre o sistema de cores RAL

Há algumas questões frequentes em relação ao sistema RAL, que incluímos em nosso guia, confira:

Quantas cores RAL existem?

Há um total de 2.530 cores RAL – 215 cores RAL CLASSIC , 490 cores RAL EFFECT e 1.825  RAL DESIGN SYSTEM.

As cores RAL também estão disponíveis em formato digital?

Certamente que sim, tudo por meio de um software que integra todas as cores RAL – RAL CLASSIC , RAL DESIGN SYSTEM plus , RAL EFFECT – para gráficos e programas CAD.

O software contém informações dos valores RGB, CMYK, HLC, bem como valores Lab e HEX e oferece muitas funções de design.

Por que existem diferentes quantidades de números e sinais nas nomenclaturas das cores?

Os números de quatro dígitos pertencem às cores 215 RAL CLASSIC. Os números de quatro dígitos com hifens  pertencem às cores 490 RAL EFFECT . Já as 1.825 cores do sistema RAL DESIGN plus possuem sete dígitos.

Onde verifico todo o sistema de cores RAL, com os seus nomes e respectivos números?

A seguir, confira as principais cores do catálogo RAL:

Vale dizer que dentre os diversos catálogos de cores RAL, o mais usado no Brasil é o Catálogo de Cores RAL Classic K7, que é caracterizado pelo seu acabamento mais brilhante.

Agora conta pra gente: já pensou em qual cor usar para sua próxima pintura? Não importa qual seja, o Clube das Tintas tem a melhor opção.

Que tal compartilhar esse post agora com seus amigos nas redes sociais?