/  Paredes   /  Técnicas de pintura de parede para dar a sensação de espaços amplos

Técnicas de pintura de parede para dar a sensação de espaços amplos


Você sabia que há algumas técnicas de pintura de parede capazes de promover ao ambiente, a sensação de amplitude em espaços considerados mais restritos?

Como um toque de mágica, o uso correto de determinadas cores, garantem a você, a sensação de espaços amplos, seja em um quarto pequeno, apartamento, escritório, e qualquer outro ambiente com limitação de espaço.

Pode acreditar, com a técnica de pintura de parede certa, é possível lançar mão de truques que causam ilusão de ótica e com isso, ampliar a percepção de tamanho do local.

As cores em conjunto com demais ‘acessórios’, digamos assim, são capazes de conferir tal efeito, otimizando assim os ambientes onde são aplicadas.

Quer conhecer algumas técnicas e dicas neste sentido? Então continue a leitura de mais um post especial para você, aqui no blog do Clube das Tintas  e seja bem-sucedida em sua empreitada!

Técnicas de pintura para maior amplitude dos espaços: paredes brancas ou claras tornam seus quartos espaçosos

É muito comum que ao adentrar em espaços pequenos, tenhamos aquela sensação de desconforto, aperto. Ainda mais nos dias atuais, onde vemos uma enxurrada de construtoras de imóveis, cujos apartamentos são bem pequenos, para muitos, a opção é alterar a estrutura dos cômodos.

Com isso, para ganhar espaço no ambiente, a solução que surge a princípio é a realização de obras e reformas. Não precisa nem dizer que tais reformas demandam muito mais tempo, custos elevados e paciência extra, não é verdade?

Nesse sentido, se você quer uma mudança mais ágil, sem maiores complicações, a dica é adotar a sutil arte da ilusão de ótica com a pintura de paredes.

Para colocar em prática o efeito visual de amplitude, aposte em cores claras na pintura das paredes. De antemão, sabemos que o tom branco tem a capacidade de refletir a luz natural que já entra pelas janelas da casa, certo?

Contudo, quando mencionamos cores claras, ele não é a única opção. Você pode ainda investir em tons azulados, beges, esverdeados, cinzas, bem como todo o catálogo de cores em tons nudes e pastéis, por exemplo. Cores que são parte da família do bege e/ou próxima, também conferem a sensação de amplitude.

Outra técnica muito usada por decoradores e designers de ambientes, é o uso de teto branco com paredes pintadas em tons claros.

Há ainda a técnica de pintura que, em contrapartida, ao invés de deixar o teto branco, aplica uma cor nele que, junto com paredes coloridas em tons clarinhos, promove o feito de que o teto é mais alto. Mas atenção: para obter esse efeito, é preciso que o teto tenha uma cor mais clara do aquela que está aplicada nas paredes do ambiente, beleza?

Do mesmo modo, outra técnica de pintura que promove a sensação de mais espaço é deixar o pé direito mais alto. Com essa técnica, o teto deve ter um tom mais escuro do que aquele que foi aplicado nas paredes. Dessa maneira, o ambiente cria o efeito de alongamento.

Outras técnicas de pintura que trarão o efeito de amplitude que você tanto deseja

Sabemos que tons claros no teto e paredes, ajudam a ampliar o espaço e a otimizar o ambiente pois refletem mais a luz, certo?

Antes de mais nada, tenha em mente, porém, que essa não é sua única alternativa para promover a sensação de ambiente maior.

Já parou para pensar que por meio de técnicas de pintura de paredes, é possível também alargar um espaço?

Para tanto, pinte o teto e o fundo do cômodo com uma cor mais escura, e as paredes laterais em um tom mais claro.

Essa técnica é ótima, sobretudo quando pensamos em corredores, por exemplo.

A Coral, marca parceira do Clube das Tintas, disponibilizou um vídeo bem instrutivo sobre como usar as cores de forma mais favorável nos ambientes.

Para acessá-lo, clique aqui.

Demais truques para ampliar espaços

Além da pintura, aposte nos seguintes truques para ampliar os espaços:

  • Mesa com tampo de vidro: uma ótima alternativa no ganho de espaço é ter uma mesa que não atrapalhe a passagem. Assim, busque uma mesa em formato redondo, especialmente com o tampo de vidro transparente;
  • Porta de correr: ótima sacada pois não ocupa espaço. Pode instalar em armários, onde é mais comum, como também substituir portas do quarto ou cozinha, ou até mesmo banheiro;
  • Use espelhos: o reflexo do espelho multiplica o ambiente. Por isso, aproveite e use este artifício, instalando espelhos nos mais variados ambientes, desde corredores até quartos, sala, banheiros, etc.;
  • Aposte no efeito de transparência: do acrílico ao vidro, opte por tal artifício para dar profundidade aos cômodos;
  • Iluminação: a ideia é permitir a entrada da luz no imóvel. Para tanto, use materiais mais leves em cortinas, aproveitando ao máximo a luminosidade que entra pela janela.

Confira os melhores tons de tinta para pequenos espaços

Se você acha que as dicas para otimizar o espaço dos ambientes chegou ao fim, saiba que temos uma surpresa. Clique no link a seguir e confira  dicas de cores para ambientes pequenos.

E então, curtiu as dicas? Então bora botar em prática? Aproveite e compartilhe o post de hoje com seus amigos! Até a próxima.