/  Materiais de pintura   /  TINTAS DE QUALIDADE, COMO DIFERENCIAR?

TINTAS DE QUALIDADE, COMO DIFERENCIAR?


Você sabe como diferenciar uma tinta de boa qualidade? De modo geral para se considerar uma tinta de boa qualidade, esta deve apresentar uma boa performance nos seguintes itens:

Estabilidade: Apresentar uma grande estabilidade durante o armazenamento, ou seja, ao abrir uma lata de tinta pela primeira vez, esta não deve apresentar excesso de sedimentação, coagulação, separação, formação de nata, que não se possa homogeneizar de uma forma fácil, como uma simples agitação manual.

Facilidade de Aplicação: A tinta deve espalhar-se com bastante facilidade. As marcas do pincel ou do rolo devem desaparecer poucos segundos após a aplicação, deixando uma película uniforme.

Rendimento e Cobertura: A tinta deve cobrir completamente uma superfície com o menor número de demãos. O rendimento refere-se ao volume de tinta necessário para pintar uma determinada área (m2/litro).
Terá maior rendimento a tinta que cobrir a maior área por litro, com o menor número de demãos.

Durabilidade e Resistência: A durabilidade e a resistência de uma tinta mede-se pelo tempo que esta resiste sobre a ação do sol e da chuva, agentes químicos e poluentes, ou seja, dos agentes agressivos quando em contato com a tinta.

Agora que você aprendeu a diferenciar uma tinta de qualidade, compartilhe com seus amigos e amigas essas dicas. Até a próxima!