/  Dicas   /  Tipos de tintas: Entenda a diferença entre Fosca, Semibrilho e brilho
pintura na pandemia

Tipos de tintas: Entenda a diferença entre Fosca, Semibrilho e brilho


Você é do tipo de pessoa que acha que os tipos de tintas são todos iguais? Se sua resposta é si, cuidado: você precisa rever seus conceitos!

Por que eu digo isso? Pelo fato de que você corre o grande risco de não ter o acabamento da pintura exatamente da forma como deseja!

É fato: os tipos de tintas mais comuns, como por exemplo fosca, semibrilho e brilho, carregam cada qual, suas características e efeitos.

Contudo, se você não sabe o que diferencia cada tipo de tinta, não se preocupe. Você está no lugar certo!

No post de hoje aqui no blog do Clube das Tintas, vamos te mostrar as diferenças sobre cada um desses acabamentos em tintas.

Preparado (a)? então vem comigo que te conto tudo o que você precisa saber sobre os diversos tipos de tintas existentes no mercado para que você não seja surpreendido (a).

Acabamentos diferenciados: Fosco, Semibrilho e Acetinado

Ao iniciar a importante tarefa de decorar, pintar e renovar a sua casa, escritório ou imóvel, é importante entender a diferença entre os acabamentos de tinta. Escolher o mais coerente, de acordo com as suas necessidades e predileções, ajudará a transformar a aparência de suas paredes, sem frustrar as suas expectativas.

Vejamos a seguir, as características de cada um deles:

 

  • Tinta de acabamento fosco

tipos-de-tintas-entenda-a-diferenca

 

A tinta de acabamento fosco tem uma vantagem, em relação aos demais tipos de tintas. Ele simplesmente camufla defeitos, não permite que imperfeições nas paredes fiquem nítidos.

Um acabamento fosco é excelente em áreas de pouca movimentação do imóvel.

Como a tinta fosca não refleti muito a luz, absorve bem a luz do ambiente. Isso ocorre pelo fato desse tipo de tinta ter uma quantidade de resina bem menor.

Promove requinte ao ambiente, e consegue ainda trazer ao ambiente, uma estética apurada e uniforme.

Falamos acima sobre os pontos positivos, no entanto, para sua melhor escolha, contudo, é importante se ater também as possíveis ressalvas.

Por exemplo, tenha em mente que acabamentos de tinta foscos são mais difíceis de manter limpos do que outros acabamentos de tinta. Ou seja, eles sujam mais facilmente.

Sendo assim, tintas foscas não são indicadas para áreas constante movimentação. É o caso de cômodos como cozinha ou a sala. 

Ela tem a estrutura mais opaca, de aspecto mais aveludado. Exatamente por tal característica, é um tipo de tinta que mancha com maior facilidade em comparação com outras.

Se for preciso limpar a parede, é um pouco mais difícil. 

Uma dica para não ter esse tipo de problema (sujeira e manchas), no caso de usar a tinta fosca, é optar por cores mais escuras.

Algumas dicas de marcas e produtos de alto nível e ótimo padrão em tintas foscas são:

TINTA ACRÍLICA FOSCO NOVACOR PISO PREMIUM

SUVINIL FOSCO COMPLETO

 

  • Tinta de acabamento semibrilho

 

Mais brilhosa, a tinta semibrilho promove destaque aos ambientes, sobretudo pelo fato de ter um efeito mais marcante, que chama a atenção, sabe?

Se  você percebe que o ambiente pede que a parede reflita de forma mais intensa as luzes, esse tipo de tinta com acabamento semibrilho é uma ótima alternativa.

E não é só isso, tem um monte de vantagens também. Por exemplo, é uma tinta que deixa a parede bem mais fácil de limpar.

Caso tenha que lidar com problemas como mofo, a tinta semibrilho se mostra mais resistente.

Isso acontece pelo fato dela ter uma característica de maior impermeabilidade.

Há algumas ressalvas, no entanto. Certifique-se de que a parede que receberá a tinta seja bem lisinha.

Caso não esteja, é bem comum que ela ao invés de encobrir possíveis defeitos, ressalte as imperfeições.

Vale ainda frisarmos que o acabamento Semibrilho promove às paredes, uma excelente resistência ao desbotamento e manchas na pintura. 

E se você acha que as vantagens se encerram por aqui, saiba que esse tipo de acabamento em tintas ainda é capaz de aumentar tanto a vida útil do reboco quanto da textura. 

Se você quer que as paredes tenham um brilho bem intenso, capriche nas demãos. A regra é clara: quanto mais demãos, maior o brilho e destaque.

 

  • Tinta de acabamento acetinado

 

Agora, pense em um ponto de equilíbrio entre o acabamento semibrilho e o fosco.

O resultado? A tinta acetinada!

É um acabamento intermediário, sendo uma alternativa eficaz quando estamos em dúvidas sobre a tinta fosca ou semibrilho.

Por ter um certo brilho, ou seja, um tanto quanto mais discreto, as imperfeições não são tão intensificadas.

Em comparação com a tinta fosca, é mais fácil de limpar. Por ser um acabamento considerado elegante, há muita procura por tintas acetinadas.

Na dúvida sobre escolher ou não o acabamento acetinado, pense o seguinte: 

É a tinta indicada para quando você não quer muito brilho, mas busca algo além do fosco, e quando suas paredes não estão muito defeituosas.

Falando em tipos de tintas, aproveite para conferir os posts a seguir, que vão te dar aquela ajudinha extra:

5 Dicas para escolher tinta de parede corretamente

Qual a melhor tinta para parede interna

Agora que você já sabe qual o melhor acabamento para a tintas das suas paredes, conte pra nós: qual você vai utilizar? Já utilizou? Então nos conte sobre os resultados! 

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos e amigas. Até a próxima, pessoal!