Efeito marmorato: entenda o que é e como usar essa técnica de pintura
Efeito marmorato é um termo que lhe parece estranho? E seu eu te falasse “Pintura Marmorizada”? Os dois termos correspondem a uma mesma técnica que marca forte presença na pintura e decoração de ambientes, tanto residenciais quanto executivos, nos tempos atuais.
Contudo, não se trata de um modismo. É uma tendência considerada clássica e que está ao seu alcance, caso você busque variar a aparência e decoração do seu imóvel ou espaço.
Conhecido como um tipo de textura, no post de hoje iremos te contar um pouco mais sobre o mamorato, te explicar exatamente o que é, bem como de que maneira usar essa técnica de pintura.
Preparados (as)? Então acompanhe tudo a seguir!
Afinal, o que é marmorato?
Como o nome já dá indícios, o efeito marmorato se trata de um tipo de efeito de mármore, promovido através de uma técnica de pintura. Uma de suas características é promover um efeito do tipo brilhante e vitrificado.
É uma textura que tem um valor mais acessível do que aplicar a pedra de mármore na parede, por exemplo. Além de mais barata, a pintura marmorizada reflete aquele aspecto de elegância e sofisticação.
Sendo uma aplicação tão poderosa e acessível, com diferentes cores e possibilidade de uso, fica aqui uma ressalva importante, caso você considere o uso do marmorato.
É que ele não deve ser aplicado em superfícies diferentes da parede. Superfícies como por exemplo, o chão. Isso pelo fato de que a textura marmorizada costuma sofrer com facilidade o desgaste se aplicada no piso. Dessa maneira, o efeito de mármore e brilho se perde rapidamente.
No entanto, é possível fazer uso do marmorato tanto nas paredes internas quanto externas do imóvel, o que é uma vantagem.
Marmorato e sua ótima relação custo X benefício
Se comparamos o mármore e o efeito marmorato, veremos que a questão do preço pesa a favor da pintura marmorizada.
Afinal, com cerca de 3 latas de textura em mármore de marcas de alta qualidade, como da Suvinil, por exemplo, você consegue pintar uma parede de 12 metros quadrados.
O valor investido, em média, é irrisório perto do valor que você gastaria com pedra de mármore para revestir a mesma parede.
O valor não é exato, mas só por curiosidade (eu sei que você se perguntou aí do outro lado qual seria o valor), pense na textura em um valor de aproximadamente R$ 500 e no revestimento de mármore em algo como R$ 11 mil.
Uma enorme diferença, não é mesmo?
Quais cores posso encontrar para pintura marmorizada?
Uma dúvida recorrente diz respeito às cores disponíveis para a realização da pintura marmorizada.
O tom cinza é uma das opções. É uma tendência em alta, e reflete um tom que lembra bastante o cimento queimado. A diferença principal é que o marmorato promove mais brilho.
Combina fácil e cai super bem em corredores, home office, quarto, sala de jantar, entre outros.
Há ainda tons de bege e marrom, que podem ser usados nas paredes do lavabo e banheiro, por exemplo. O mais interessante é que, em especial nesses ambientes, o marmorato reflete um efeito extremamente fiel ao do mármore.
Temos ainda azul, branco e demais cores. O que pesa na escolha é exatamente qual sentimento e estilo você busca trazer e emitir no ambiente.
Como aplicar marmorato passo a passo?
A dúvida mais recorrente, quando se trata de pintura marmorizada, é exatamente sobre como aplicar marmorato passo a passo.
Para tanto, vamos reproduzir o que indica a Suvinil, empresa parceira do Clube das Tintas e referência no segmento:
- Reúna o materiais:
– Marmorato;
– Desempenadeira com cantos arredondados;
– Espátula de aço;
– Cera incolor pastosa (para o polimento);
– Politriz ou flanelas para polimento manual.
- Prepare a parede
Assim como na pintura com tinta, é importante que a superfície onde será aplicada a textura esteja uniforme e lisa.
Passar massa corrida ou massa acrílica poderá ser necessário. É bom também apostar em uma ou duas demãos de tinta látex branca para que a parede fique no ponto.
- Aplique o marmorato
Pegue a textura e espalhe com a desempenadeira. Uma dica: deixe a superfície com pequenos relevos, irregular.
- Espere secar
Aguarde de seis a oito horas para que a textura seque. Somente depois aplique a segunda demão.
- Nivele a superfície
Nos espaços onde perceber que a textura não foi aplicada, preencha para que a superfície seja nivelada.
- Aplique a terceira demão após a secagem
- Aplique a cera em pasta incolor
Em toda a superfície, aplique a cera, sempre com o auxílio da desempenadeira. Também pode ser com uma esponja macia. Após aplicar, espere aproximadamente quinze minutos.
- Finalize
Com o polimento manual, use uma politriz ou ainda uma flanela.
Agora que você já sabe o que é marmorato e como fazer a pintura marmorizada, aproveite e enriqueça seus conhecimentos com os seguintes conteúdos que o Clube das Tintas preparou para você:
Como passar na parede massa corrida, textura e grafiato?
Dicas para fazer efeito textura na parede
Agora que você aprendeu como se faz a aplicação de marmorato, que tal colocar suas habilidades em prática?
Compartilhe este post com seus amigos! Até a próxima!