LIMPEZA PÓS PINTURA: O QUE DEVE SER FEITO, DICAS E SUGESTÕES – Clube das Tintas
  /  Dicas   /  LIMPEZA PÓS PINTURA: O QUE DEVE SER FEITO, DICAS E SUGESTÕES

LIMPEZA PÓS PINTURA: O QUE DEVE SER FEITO, DICAS E SUGESTÕES


Apesar de cansativa, uma limpeza pós pintura é essencial para não deixar rastros definitivos da pequena reforma em sua casa. Manchas de tinta no piso e nos móveis são os principais riscos.

Primeiramente retire os restos de materiais. Logo após, limpe a poeira do local e tire tudo que pode manchar durante o processo. Para fazer uma limpeza minuciosa, a fim de não deixar nada sujo, comece pelos cantos de cada cômodo pintado. A partir deles você segue até o centro do ambiente.

Caso você não consiga retirar uma mancha ou resíduo enquanto estiver fazendo essa etapa da limpeza, não force: marque o local onde a mancha ficou para, depois e com calma, voltar à área e fazer a remoção.

Nesses casos, o apoio de uma espátula é super bem-vindo. Porém, é preciso ter muito cuidado quando for usá-la para não danificar o revestimento que ficou sujo.

Se você tirou o jornal do piso quando terminou de pintar e percebeu que caiu tinta nele, o mais recomendado é utilizar removedores de tinta. Entretanto, não existe um removedor universal: é preciso checar, na embalagem da tinta que você escolheu, qual produto é o mais adequado para fazer a limpeza.

Tendo o produto em mãos, aplique-o na área manchada. Se a superfície for sensível, dissolva-o em um pouco de detergente neutro para deixá-lo menos abrasivo. Quando a tinta for à base de água, tudo é mais simples: um pano úmido sobre a mancha já é suficiente para retirá-la.

Viu só? Não é difícil fazer uma boa limpeza pós-pintura! Com disposição e os equipamentos certos, você conclui essa etapa de forma prática e rápida.