
Tendência 2020: Mantra é a cor do ano da Suvinil
Você já reparou no quanto atividades como meditação e o uso de mantras tem feito parte da rotina de boa parte das pessoas atualmente? Pois bem, na busca de uma conexão com o próprio interior e/ou espiritualidade, a tendência 2020 em cores reflete bem tal comportamento.
Afinal, a cor do ano, segundo a Suvinil, tem um nome no mínimo sugestivo: Mantra!
Conforme diz o portal “Significados”:
Mantra é um hino do hinduísmo e budismo, que é dito de forma repetida e tem como objetivo relaxar e induzir um estado de meditação em quem canta ou escuta. Um mantra é definido como um instrumento de pensamento.
Fonte: link
Se você está em busca de inspiração de cores modernas e estilosas, para deixar seu imóvel com ares de renovação, vale dizer que a cor do ano faz parte de um importante estudo sobre cores.
Se trata do Suvinil Revela, que além de nos mostrar a cor do ano, revela 35 tonalidades para compor a cartela de combinações para 2020.
Quer saber mais sobre o estudo, bem como as principais características e possibilidades que a cor do ano pode promover na decoração e pintura?
Então continue conosco e descubra a seguir!
Tom de aposta? Mantra é tendência já confirmada!
Todo mundo sabe que a Suvinil é uma empresa referência no segmento de tintas. Diante de sua influência gigantesca no mercado, a empresa sob a chancela do estudo Suvinil Revela apostou no fim de 2019, no tom que deveria dominar como tendência em 2020.
O tom Mantra foi apontado como “a bola da vez” e como percebemos no decorrer de 2020, ele se confirma a cada dia, devido sua forte presença nos ambientes.
Mas, o que caracteriza o tom do momento, o Mantra?
Como muito bem exemplificou a Suvinil na descrição da cor de 2020, o tom Mantra remete “à vibração do som ou o movimento das ondas, propaga e passa por diferentes intensidades até tocar o vazio do silêncio”.
A cor, aliás, se divide ainda em dois subtons: Horizonte e Contemplação.
Dessa forma, temos então três nuances inéditas de um tom que pode ser chamada de um verde azulado de estilo regenerador, revigorante e claro: meditativo.
Fonte da imagem: (Renato Navarro/Casa.com.br)
Estudo Suvinil Revela: Ana Kreutzer, consultora de cores da marca, assina o estudo
Assinado por Ana Kreutzer, consultora de cores da marca Suvinil, o estudo é uma ótima referência para pintores, decoradores, arquitetos e profissionais da área da construção civil em geral, uma vez que as cores são parte fundamental do acabamento de qualquer obra.
Há nada menos do que 35 tonalidades que compõem a cartela de combinações para este ano.
Tudo dividido em três temas:
- Repenso;
- Adapto;
- Equilíbrio.
A tendência da cor Mantra revela uma sociedade até certo ponto, mais reflexiva, em relação ao que significa hoje uma casa.
Percebe que antes, o que se valorizava era a estética impecável e a praticidade (não que isso não tenha mais valor)?
Agora, a ênfase é outra. Na verdade, há um convite para que se repense o valor das coisas, na história de cada objeto e também na ética.
Sendo assim, a casa de hoje não é somente pensada no intuito de criar e fincar raízes. A casa de que as pessoas buscam hoje é adaptável, com uma pegada mais nômade.
É neste contexto que a Suvinil propôs as novas cores e tendências, com o intuito de acompanhar este movimento.
A ideia central é promover para as pessoas, a possibilidade de cores que façam parte do dia a dia de cada um, que consigam personalizar cada vez mais os espaços e ambientes.
Os tons e os temas
Que tal conhecermos os tons que compõem cada tema da Suvinil para 2020?
Repenso
Se trata de uma paleta que, se por um lado é tida como neutra, por outro ela se destaca, sobretudo por não ser discreta – contrariando o senso comum quando falamos sobre tons neutros.
Neutra, essa paleta nada tem de discreta. Ela é composta de tons marrons, cinzas, laranjas, violetas e vermelhos.
As cores são:
- Amazonita;
- Mantra (Cor de 2020);
- Marrom Bombom;
- Fórmica;
- Cinza Urbano;
- Calda de Maple;
- Canela;
- Chapéu de sol;
- Pudim de Leite;
- Creme de Canela;
- Chão Batido;
- Hena;
- Rouge;
- Geleia de Amora;
- Frapê de Uva.
Adapto
A categoria de cores denominada Adapto refere-se ao desapego. Sabe como é, aceitar sem resistência as mudanças, a busca por novas sensações e experiências.
Aqui temos tons mais vivos e marcantes, e que se adapta perfeitamente ao minimalismo e espaço.
As cores são:
- Açucena ;
- Fórmica;
- Pão de Ló;
- Simplicidade;
- Anos Setenta;
- Rouge;
- Pudim de Leite;
- Rosa Vibrante;
- Ikebana;
- Céu Nublado;
- Sombra Azul;
- Igarapé;
- Amazonita;
- Cinza Urbano;
- Horizonte.
Equilíbrio
Esta paleta vê as cores como elementos de energia. Promove calma, sossego e serenidade. São tonalidades mais claras, suaves e delicadas, indo dos tons verdes aos azuis a tons considerados adocicados.
Caso dos tons violetas, rosas, amarelos e laranjas. Estimulam a imaginação, por exemplo.
As cores são:
- Regata;
- Igarapê;
- Azul Infinito;
- Rio Ebro;
- Contemplação;
- Azulejo de Casa;
- Cor do Céu;
- Uva Rosada;
- Frapê de Uva;
- Suco de Maçã;
- Simplicidade;
- Cesto de Palha.
E então, que tal aproveitar e pintar a parede com a cor do ano para criar espaços que reflitam seu estilo e estado de espírito?