
Como amolecer tinta de parede – 3 dicas práticas
Você é do tipo de pessoa que odeia desperdício? Da última vez que pintou sua casa, guardou o restante da tinta?
Então eu tenho certeza de que o post de hoje foi feito sob medida para você. Sobretudo se agora você quer fazer a manutenção da pintura retocando aquele canto da parede e lembrou que tem aquele restinho de tinta guardadinho em algum canto.
No entanto, sabemos que com o passar do tempo, a tinta endurece. Sendo assim, é comum que ao abrirmos a lata, nos deparemos com a tinta em aspecto grosso, parecendo até mesmo massa corrida.
Como amolecer tinta de parede velha e reaproveitar o produto? Será possível ou a melhor coisa a fazer é jogar fora e comprar uma nova lata de tinta?
Se você está em busca destas respostas, te convido a continuar conosco. Nas próximas linhas vamos esclarecer tudo, confira!
Como amolecer tinta velha de parede: antes de tudo, evite que ela endureça
Uma dica que pode te ajudar muito no que se refere à tinta de parede velha, é evitar que ela endureça durante o processo de envelhecimento.
Um dos motivos principais que levam a tinta a endurecer é a questão de seu armazenamento inadequado.
Dessa forma, quando perceber que seu cálculo de tinta para pintar parede não foi assertivo, sobrando certa quantidade de tinta, siga as dicas a seguir:
- Procure sempre diminuir o ar dentro da embalagem onde a tinta está armazenada;
- Para evitar a entrada de ar, vede bem a tampa da embalagem;
- Se possível, insira o restante da tinta em garrafas pet ou de vidro, sempre fechando bem e não deixando que entre ar;
- Evite estocar a tinta em ambientes expostos ao sol;
- Limpe as bordas da lata e/ou recipiente;
- Se a tinta sobrar e você não for usar no momento, evite diluir;
- Conserve o recipiente de tinta em um ambiente muito bem arejado.
Ao seguir tais recomendações, é possível que a tinta fique em ótimas condições de uso, em muitos casos por até um ano, por exemplo.
Tinta de parede velha dura: o que fazer para amolecer tinta de parede?
Talvez você se surpreenda, mas sim, é possível recuperar aquela tinta que você deixou abandonada no canto mais esquecido do seu quintal ou garagem, e você nem vai precisar de tanto esforço.
Vale dizer: algumas vezes, é comum também que a lata de tinta que você tem, nunca tenha sido aberta, não é mesmo? E mesmo assim, ela pode ter endurecido e você tenha a necessidade de amolecê-la.
Veja como amolecer tinta de parede, seguindo os passos que iremos listar na sequência:
-
Abra a lata/recipiente de tinta
Se for uma lata de metal, utilize uma chave de fenda de ponta achatada. Para tanto, insira a ponta da chave embaixo da tampa, forçando o cabo da chave de fenda para abrir.
-
Misture a tinta
Antes que você diga: “Não precisa jogar algum produto diluente?”, a resposta é: “Calma, jovem!”. Antes de tudo, misturar a tinta é preciso, até mesmo para analisar o estado do produto.
Para tanto, pegue um pedaço de madeira e misture de 5 até 10 minutos aproximadamente, e se a tinta estiver dura, veja se durante o processo ela não amolece.
Certifique-se de que os movimentos feitos com a madeira sejam espirais, ou seja, para cima e para baixo. Dessa maneira as moléculas mais pesadas que se localizam no fundo a lata serão mescladas àquelas que ficaram na parte superior da embalagem.
-
Verifique a espessura
Veja a espessura da tinta após a mistura. Caso a tinta solte fácil da madeira e tenha a espessura de um creme, ela já estará pronta para o uso e amolecida. Porém, se ela não soltar da madeira, ou soltar em pedaços, a diluição do produto será necessária.
-
Use água para diluir a tinta
Supondo que a sua tinta seja látex, uma boa opção para amolecer tinta de parede é simplesmente utilizando água.
Uma forma de fazer esse trabalho é colocar a tinta em um balde, levando em conta a medida de 120 ml de água para cada 4 L de tinta a ser diluída.
Essa medida é um padrão, vale a pena conferir as instruções da fabricante, que podem variar de acordo com a marca.
Mexa com uma madeira e acrescente água em temperatura ambiente, aos poucos.
Se a tinta for a base de óleo, ao invés de água, utilize solventes como thinner.
Porém, pensando em situações onde a tinta velha de parede esteja de fato, bem endurecida, o segredo capaz de solucionar a questão é utilizar água, porém, água quente.
Coloque água para ferver ou ainda esquente no forno micro-ondas e use o mesmo artificio: inserir água aos poucos e sempre mexendo até que ela amoleça e fique na espessura ideal.
E quando a tinta está vencida?
Uma dúvida comum quando falamos sobre tinta de parede velha é: “E quando a tinta está vencida? Posso usar?”.
Na verdade, é até mesmo possível usar a tinta, desde que ela tenha as condições necessárias para a aplicação e a devida espessura.
Contudo, dependendo de quanto tempo tenha passado do vencimento, a fixação da tinta pode não ter o mesmo efeito de uma tinta nova, por exemplo.
Com isso, a qualidade da pintura de parede ficará comprometida.
Que tal reaproveitar aquela tinta que sobrou pra dar um retoque básico na pintura, agora que você sabe como amolecer tinta de parede?