
8 DICAS PROFISSIONAIS PARA ACERTAR NA PINTURA DA CASA
Mudar é sempre uma experiência enriquecedora, não é mesmo? Você sabia que mudar a aparência de um imóvel, com uma nova decoração e com uma revigorada e diferente pintura da casa, é possível ganhar em produtividade, criatividade e até mesmo em bem-estar?
Um ambiente novo traz pra gente, novas perspectivas e possibilidades! E o melhor ainda, é quando podemos fazer a pintura da casa a gente mesmo, mas com um auxílio de quem mais entende do assunto.
Sabe como? Com 8 dicas profissionais para acertar na pintura da casa, dadas pelos nossos maiores especialistas, os “doutores em tintas” do Clube das Tintas!
Confira a seguir alguns macetes e sacadas fantásticas sobre a pintura da casa e aplique hoje mesmo, naquela pintura do quarto infantil que você promete tem anos ao seu filho, ou naquela reforma do escritório que teima em sair!
1: ambiente preparado
Reúna lonas, jornais e revistas velhos, plástico bolha, fita crepe e papelão. Esse material irá poupar móveis e utensílios de possíveis respingos e até danos.
Cubra e envolva objetos mais sensíveis no plástico bolha, cubra o piso com papelão, passe fita crepe nos rodapés e cantos que não serão pintados e cubra sofás, armários, estantes, com a lona.
Maçanetas podem ser cobertas com papel alumínio ou fita crepe também, ok?
2 : pincel e rolo adequados
As principais ferramentas de pintura são pinceis e rolos, mas eles devem ser escolhidos de forma adequada. Por exemplo, para superfícies de materiais como alvenaria, use rolo de lã. Deixe o de espuma para metal e madeira.
Dicas extras sobre rolos de pintura? Ok! Só clicar no link ROLOS DE PINTURA IDEAIS PARA CADA TIPO DE PAREDE.
3: limpe e prepare a superfície
A parede deve estar pronta para receber a pintura. Se ela estiver lisinha, lembre-se de remover o pó e sujeiras. Se estiver com imperfeições, corrija. Muitas vezes pode ser necessário aplicar massa corrida, para cobrir fissuras e buracos.
Se a tinta estiver descascando, procure raspar com um espátula e lixar. Posterior a esse procedimento, passe um pano úmido com água para retirar o pó.
Deixe secar antes de pintar, para não estragar a pintura, certo?
Em alguns casos, é interessante fazer a aplicação de um produto selador ou fundo preparador nas paredes, antes da pintura.
4 : lave o rolo de pintura
Se o rolo que for usado na pintura for de lã, não esqueça de lavar o objeto antes de iniciar a pintura da casa. É comum que ele solte alguns fiapos, caso não seja umedecido e limpo antes.
Deixei-o secar para somente depois, utiliza-lo. E lembre-se: ao mergulhar o rolo na tinta, procure retirar o excesso, dessa forma você poupa tinta e evita que ela respingue muito no ambiente.
5: faça o movimento correto de pintura
Para nossos doutores em tintas, a regra é muito clara: ao usar tinta fosca, faça movimentos de baixo para cima, como se estivesse desenhando uma letra N. Depois, basta preencher os espaços vazios.
É importante se ater a um detalhe primordial: respeite o hiato que é determinado para a outra demão. Em geral, é preciso esperar cerca e 4 horas entre uma aplicação de tinta e outra.
6: tinta de acabamento acetinado ou brilhante
Ao utilizar tintas de acabamento brilhante ou acetinado, o movimento também deve ser de baixo para cima, no entanto, deve ser feito rolando de lado a lado.
O tempo de espera entre uma mão e outra, via de regra, também é de 4 horas. Na dúvida, confira as instruções da lata.
7: busque a perfeição e evite os retoques
É claro que alguns deslizes podem ocorrer durante a pintura, mas é importante que se busque realizar a pintura da forma mais perfeita possível.
Escolher uma tinta de boa qualidade, se munir de todos os acessórios necessários, e evitar erros que impliquem em retoques, pode te ajudar a promover a pintura ideal no ambiente.
Isso pelo fato de que exatamente nos pequenos retoques, ocorrem os errinhos de muitas vezes, colocam quase tudo a perder.
8: limpe as ferramentas
Quando será a próxima pintura? Nunca se sabe, não é mesmo? Exatamente por isso, e importante que a cada nova sessão de pintura, você lave bem os utensílios utilizados, para assim, preservá-los e economizar.
Dica extra: sempre que estiver pintando determinado cômodo e ambiente, procure deixar portas e janelas abertas. Dessa forma, o ambiente ficará mais arejado e com a claridade otimizada.
A tinta tende a secar mas rápido também. Evite pintar o local em dias úmidos, chuvosos, pois o clima também é fator determinante para que a pintura seja bem-sucedida.
Quer mais dicas de pintura? Está com dúvidas em relação ao tema? Entre em contato com a gente! Teremos o maior prazer em te responder, ok?
Agora que você checou todas as dicas, que tal compartilhar essa rica informação com seus amigos nas redes sociais? Compartilhe e marque seus amigos e amigas pintores (as), eles ficarão felizes!
Até a próxima postagem e obrigado pela atenção!