
PINTURA DE CASAS POR DENTRO – 6 DICAS IMPORTANTES
Mudar é sempre bom, afinal, a mesmice pode ser entediante. Tal máxima se aplica em várias situações e necessidades diárias, dentre as quais, a pintura de casas por dentro não é exceção.
Renovar o ambiente, dar a ele mais uma nova energia e atmosfera, criando um clima de energia, novidade e frescor, tem na pintura interna, uma de suas principais aliadas.
Seja você um pintor profissional ou não, sempre há o que se aprender e macetes a se dominar, no que se refere a pintura de casas por dentro.
Por isso, no post de hoje aqui no blog do Clube das Tintas, nossos especialistas reuniram 7 dicas importantes para a pintura de sua casa, empresa, comércio e/ou imóvel, que vão otimizar o processo da pintura interna, trazendo muitas vantagens.
Quer saber quais são essas dicas? Então fique ligado (a) que te contaremos todas elas a seguir, confira e anote!
Pintura de casas por dentro: tenha todas as ferramentas e materiais em mãos
Quem nunca começou a pintar a casa, e de repente, percebeu que faltou cobrir um cantinho ou rodapé com fita crepe, ou simplesmente notou que faltou o pincel para pintar aquela área onde o rolo não chega, que atire a primeira lata de tinta, ou melhor, pedra!
O ideal é antes de começar a pintura, reunir todos os utensílios, ferramentas e acessórios. Para tanto, faça uma lista! Dentre os principais itens que você poderá usar, temos:
- Bandeja de pintura;
- Rolo;
- Pincel;
- Desempenadeira;
- Espátula;
- Trincha;
- Massa corrida;
- Primer;
- Seladora;
- Escada;
- Lona;
- Papelão;
- Jornal;
- Saco plástico;
- Fita crepe.
Todos os itens acima podem ser necessários, tanto na pintura em si quanto na preparação das paredes, antes de receberem a aplicação da tinta, portanto, adeque a lista de acordo com suas necessidades, certo? E como sempre acabamos precisando usar vez ou outra, essas ferramentas, clique aqui e veja como preservá-las.
Pintura de casas por dentro: prepare as paredes
Ao pintar a parte interna da casa, muita atenção quanto ao estado das paredes. Por exemplo, se estão no reboco, lixe com a gramatura correta, retirando o excesso de pó/areia depois.
Além disso, ao lixar, não pese a mão, caso contrário, é possível criar ranhuras e com isso, danificar a parede.
Se a parede esta com manchas e mofos, é preciso lavar e retira toda a sujeira antes de pintar. Se a tinta estiver descascando, o ideal é usar uma espátula, aplicar massa corrida nos buracos e ranhuras, esperar secar e depois lixar.
Após tal procedimento, limpe a área lixada e retire todo o pó, para só então, dar início a pintura.
Mais coisas importantes que você deve considerar sobre pintura você confere neste link.
Pintura de casas por dentro: mantenha-se atenta (o) à previsão do tempo!
Se a pintura é dentro da casa, qual importância teria se chove ou faz sol, por exemplo?
Talvez você não saiba, mas o fator clima é de extrema importância quando falamos sobre pintura de casa, independentemente dela ser realizada fora ou dentro do imóvel.
E o motivo é simples: se o tempo está úmido, a tinta vai demorar mais para secar e se estiver muito seco, a tinta não se espalha muito bem e com isso, pode acabar manchando a parede.
Viu como o fator clima está intimamente relacionado com a qualidade da pintura?
Sendo assim, a dica é buscar um meio termo, com uma temperatura ambiente equilibrada, para assim, usufruir melhor da sua tinta e da pintura, atingindo melhor qualidade no acabamento.
Pintura de casas por dentro: invista em tintas de qualidade
Você procura preço, qualidade ou as duas coisas?
Sim, você pode encontrar a melhora relação entre o custo e o benefício, escolhendo a tinta mais adequada para pintar casas por dentro.
Algumas sugestões especiais do Clube das Tintas, no que se refere a tintas de qualidade e as melhores cores, você encontra clicando aqui.
Ainda falando sobre as melhores cores, temos um post inteirinho sobre o tema: 10 Cores De Tintas De Paredes Internas Mais Usadas.
Pintura de casas por dentro: não cometa os erros a seguir
Errar é algo bem comum, sobretudo quando você não é muito íntimo da arte de pintar casas. Mas sabendo os erros mais cometidos, você já fica prevenido (a) e evita os vacilos, certo?
Sendo assim, evite os seguintes erros:
- Medo demasiado em errar e com isso, pintar tudo de branco, por exemplo;
- Excesso de combinação de contraste, criando uma verdadeira confusão;
- Pintar a casa toda de uma mesma cor;
- Não escolher o tipo de acabamento da tinta em conformidade com a necessidade do ambiente;
- Deixar de fazer o teste da tinta, afinal, algumas vezes a cor da tinta na parede acaba sendo um pouco diferente do que vemos na lata.
Pintura de casas por dentro: a cozinha e o banheiro
Certamente dentre os cômodos de um imóvel, a cozinha e o banheiro particularmente chamam a atenção, devido suas peculiaridades. Foi exatamente por esse motivo que o Clube das Tintas criou um guia completo sobre o assunto, trazendo dicas imprescindíveis sobre a pintura e preparação desses locais.
Quer saber mais? Só clicar aqui e acessar o guia definitivo sobre o assunto!
Gostou das nossas dicas de hoje? Ficou alguma dúvida? Você já sabe que aqui, nossa atenção é toda voltada aos nossos leitores, portanto, é só dizer que iremos responder!
Aproveite e compartilhe o post com seus amigos e ajude a disseminar a melhor informação sobre tintas e pintura, ok?
Até a próxima e obrigado por nos prestigiar!